Administracao Municipal segue em busca de ajuda para estragos causados com as fortes chuvas

ImprimirReportar erroTags:reservados, juntamente, alegre, juntos, acordarem, ajuda, destinada e entregue396 palavras6 min. para ler
A Administração Municipal de Trindade do Sul mobiliza-se em busca de socorro para amenizar a calamidade ocorrida na madrugada do dia 12 de abril (fortes chuvas e enxurradas), que devastaram mais de 80 km de estradas, bueiros e pontilhões do município.

Após o evento climático ocorrido, a Administração Municipal através do prefeito Luiz da Silva Rosa, não tem medido esforços para solucionar os problemas e buscar recursos para reparar os danos causados pelas fortes chuvas. As primeiras medidas foram tomadas na manhã do dia 12, acionando a defesa civil, através do Capitão Câmara e sua equipe, foi possível visitar e constatar os estragos ocorridos pelas fortes chuvas e Decretar Estado de Calamidade no município, desde então não diferente de outros municípios da região que sofreram o evento climático, em Trindade do Sul estão sendo socorridas em pontos estratégicos as estradas onde a trafegabilidade foi afetada, podendo assim garantir o acesso dos munícipes, principalmente ao transporte escolar que teve sua paralisação por uma semana.

No dia último dia 19 de abril esteve no município de Tapejara o Governador do Estado esteve em audiência com vários prefeitos da região, onde ocorreram os eventos climáticos, onde na ocasião foram orientados sobre o encaminhamento de relatórios de diagnósticos constando a situação de cada município que foi entregue em reunião no dia 22 em Porto Alegre a equipe de governo para juntos acordarem sobre a ajuda que poderia ser destinada a cada município.

Neste dia o prefeito Luiz da Silva Rosa, juntamente com mais oito prefeitos da região, após cada um mostrar a realidade de seus municípios em reunião com o Chefe de Gabinete do Governo Jorge Branco e alguns secretários, fizeram um planejamento de socorro aos municípios. Entre as medidas definidas na reunião, estão ações para a reconstrução de casas, apoio aos agricultores, extensão do Programa Gaucho de Microcrédito, desobstrução de vias, pontes e pontilhões. Segundo o Secretario de Estado Jorge Branco tão logo seja possível, os recursos estarão disponível para iniciar o processo de auxilio aos municípios que será através de maquinas contratadas pelo estado, que ajudarão os municípios na recuperação das estradas.

O prefeito Luiz da Silva Rosa voltou esperançoso e aguardará o apoio ofertado pelo Estado aos municípios, inclusive a Trindade do Sul, que não diferentes aos demais municípios do país vêm passando por dificuldades financeiras, devido à queda no repasse de recursos, principalmente do FPM.

Direitos Autorais Reservados

Administração Municipal