Precisando do nosso logo? Baixe-o em um dos seguintes formatos:
Vetorial (.svg)|Rasterizado em alta resolução (.jpg)|Ícone (.ico)
Obs.: não utilize nossa marca sem autorização.

Administracao do CONIGEPU apresenta resultados do primeiro ano de gestao

Anterior ▲Próximo ▼
ImprimirReportar erroTags:imprensa, aproveitamento, anos, aumento, vendas, chega, linha e composta561 palavras10 min. para ler
Administracao do CONIGEPU apresenta resultados do primeiro ano de gestao
No dia 16 de janeiro de 2014, foi realizada a primeira reunião do ano de 2014, para definição dos trabalhos e projetos que serão desenvolvidos no ano que se inicia, em relação à separação, destinação e tratamento de resíduos sólidos domiciliares, dos onze municípios que integram o CONIGEPU.

No mesmo ato, o administrador Elton Santin, prestou contas do primeiro ano de sua administração, apresentando os trabalhos que desenvolveu e os valores utilizados no exercício de 2013.

Dentre as melhorias realizadas neste primeiro ano está a instalação do sistema de iluminação interno e externo, controle de entrada e saída de resíduos, cobertura do aterro sanitário, cortinamento vegetal com o plantio de mais de 2.500 árvores nativas e eucalipto, calçamento com pedras irregulares do pátio, implantação do controle de roedores e outras pragas.

Ainda, foi apresentado o resultado financeiro do ano de 2013, onde foram alcançados os seguintes resultados:
Despesas:

1 – Pessoal e encargos sociais      R$ 1.417.140,40

3 – Outras despesas correntes      R$ 385.385,02

4 – Investimentos                       R$ 781.620,71

TOTAL                                      R$ 2.584.146,13

As receitas para custear as despesas totais têm como origem as seguintes fontes:
Origem dos Recursos:

1 – Venda de materiais recicláveis      R$ 799.929,14

3 – Transferências municipais            R$ 1.172.655,87

4 – Convênio FUNASA                      R$ 728.118,21

TOTAL LIQUIDADO                          R$ 2.584.146,13

No ano de 2013, o foco da administração do consórcio esteve voltado ao planejamento das ações para uma eficiente utilização dos recursos públicos, porém vários dos investimentos tiveram que ser realizados por demanda reprimida, pois muitas das obras, serviços contratados e equipamentos adquiridos já eram casos de urgência e demandavam aplicação imediata para correção de defeitos pré-existentes.

Ao operar com a visão voltada na qualidade dos serviços e na eficiência, a atual administração conseguiu elevar a receita da venda de materiais, fazendo com que as melhorias fossem feitas e assim oportunizando um local de trabalho adequado aos funcionários.

Os resultados na venda de materiais recicláveis no primeiro ano de gestão da atual administração do consórcio são consideráveis comparados aos últimos anos da gestão anterior, pois o aumento nas vendas chega a 120% em relação aos resultados do ano anterior.

A linha de trabalho, composta por 67 funcionários, com dedicação e empenho vem aprimorando o trabalho de separação e destinação dos resíduos, elevando a média de aproveitamento dos materiais para o patamar acima de 20%.

Considerando que a usina de separação recebe cerca de 800 toneladas de resíduos sólidos urbanos por mês, 160 toneladas estão deixando de poluir o meio ambiente e estão tendo a destinação correta, gerando emprego e renda.

Elton fez menção de que o objetivo da administração do consórcio é, que neste ano de 2014, se inicie a operação de compostagem da matéria orgânica, sendo o interesse inicial, a retirada de mais de 20% dos resíduos recebidos, dando nova destinação a mais de 160 toneladas.

Também foi apresentado o projeto de canalização e queima do gás metano, formado pela decomposição da matéria orgânica destinada ao aterro sanitário. O gás metano é um dos responsáveis pelo efeito estufa atingindo diretamente a camada de ozônio.

Ao final ficou demonstrado que todas as melhorias são reflexo da boa atuação da administração do consórcio e do bom relacionamento existente entre o Presidente do Consórcio (Luiz da Silva Rosa) e dos Prefeitos dos Municípios integrantes, e que a sequência dos bons trabalhos deve ser mantido, para que os municípios, como entes federados tenham seus anseios atendidos, a população seja atendida com serviço de qualidade, os funcionários tenham a valorização merecida e que o meio ambiente seja preservado com as medidas adotadas.

Direitos Autorais Reservados

CompartilharCompartilharCompartilharPin it