Atenção!A página impressa é diferente da página exibida na tela do computador.
Feito!
Erro!
Texto compartilhe nas redes sociais 2.PNG

Agentes Comunitários de Saúde de Trindade do Sul participam do curso “caminhos do cuidado”

Voltar ↖Seguir ↘
« Última» PrimeiraPublicação:
ImprimirReportar erroTags:encerrou, população, casos, uso, prejudicial, odair, pelicioli e traz366 palavras6 min. para ler
Agentes Comunitários de Saúde de Trindade do Sul participam do curso “caminhos do cuidado”
Clique para ampliar
Encerrou no último dia 05 de dezembro de 2014 o curso “caminhos do cuidado” realizado em Constantina-RS. Trindade do Sul esteve participando desde curso promovido pelo Ministério da Saúde, juntamente com profissionais de saúde dos municípios de Três Palmeiras, Constantina, Novo Xingu, Nova Boa Vista e Comunidade Indígena do Capinzal.

                                                                       

O “caminhos do cuidado” é um projeto de formação para agentes comunitários de saúde e auxiliar ou técnico de enfermagem da atenção básica onde a temática aborda especificamente a saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas tendo como principal objetivo capacitar estes profissionais para atuar no acolhimento e escuta do usuário, focando nos problemas relacionados ao abuso do álcool e outras drogas, ou seja, ampliar as possibilidades de atenção a esse usuário seguindo o princípio da equidade e da diretriz da redução de danos.

O olhar do “cuidado” aos sujeitos e sua condição de saúde deve estar presente nos diferentes espaços da rede SUS, em especial nos serviços de atenção primária onde atuam os agentes comunitários de saúde e os auxiliares e técnicos de enfermagem, os quais devem estar sensibilizados para acolher as pessoas nas suas diferentes demandas, entre elas a saúde mental e os casos de uso prejudicial de drogas.

Segundo o Secretário de Saúde Odair Pelicioli, a formação dos agentes comunitários de saúde no curso “Caminhos do Cuidado”, traz para a atenção básica a importância da redução de danos, orientando a população em geral sobre  os riscos associados ao consumo exagerado de álcool, crack e outras drogas, e a importância de incluir este usuário na rede de cuidado traçando estratégias de tratamento e intervenções de saúde pública voltada para a defesa de suas vidas.

LEMBRAMOS QUE O MELHOR CAMINHO É FICAR LONGE DAS DROGAS!

O Secretário lembra ainda, que o Executivo Municipal de Trindade do Sul, como forma de valorização dos profissionais e atendendo a legislação federal, já está cumprindo com o salário do piso nacional, conforme Lei Nº 12.994/2014, frente a importante função atribuitiva que os Agentes Comunitários de Saúde têm de cumprir perante a sociedade.

A Administração Municipal de Trindade do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a todos os Agentes Comunitários de Saúde que participaram do curso.

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
 
Texto compartilhar.PNG