Chama Itinerante chega ao CTG Lenço Preto

ImprimirReportar erroTags:raízes, sociais, morais, garantir, boa, convivência, coletiva e fortalecimento354 palavras5 min. para ler
Chama Itinerante chega ao CTG Lenço Preto
No dia 08 de julho ocorreu a cerimônia de chegada da chama itinerante ao CTG Lenço Preto.
No evento estavam presentes além do Prefeito Municipal Odair Adílio Pelicioli, o presidente do Poder Legislativo e alguns vereadores, a Secretária Municipal de Educação, representantes do MTG e da 19ª Coordenadoria Regional.
A Chama Itinerante foi instituída no ano de 2006, com objetivo específico de interligar as comunidades municipais e as Entidades Tradicionalistas da região, com o chamamento aos hábitos e costumes do homem a cavalo, que demarcou as trilhas e caminhos do Alto Uruguai.
Este ano a chama veio conduzida por um piquete de cavaleiros do CTG Sentinela do Pampa, da cidade de Nonoai e recebida pelos cavaleiros e pela comunidade trindadense.
Motivados pelo cinquentenário do MTG e trazendo como objetivo este ano - “Resgatando os legados de 47- 70 anos da Chama Crioula e do Grupo dos Oito” influenciados com o exemplo de 08 jovens entusiasmados, que no ano de 1947 retiraram uma centelha do “Fogo Simbólico da Pira da Pátria” para transformá-la em “Chama Crioula”, A da 19ª Região Tradicionalista e O CTG Lenço Preto, homenageiam este ano AS CRIANÇAS, com o intuito de serem as protagonistas do centenário do MTG daqui a 50 anos.
Os tradicionalistas entendem que a chama itinerante em homenagem as crianças, vai permitir a construção de valores sociais e morais de geração em geração, e garantir a boa convivência coletiva e o fortalecimento das raízes do povo gaúcho.

Esta Chama permanecerá nesta entidade até o dia 15 de julho e será conduzida em alguns locais pré-determinados: segunda-feira na Prefeitura Municipal; terça-feira na EMEIEF Jesus Maria José; quarta-feira na EEEM Zenir Ghizzi da Silva; quinta-feira nas escolas municipais de Linha Baú e Linha Girau e no Bairro São José, na EEEF Ivânia de Oliveira; na Sexta-feira na empresa PROJESUL e no sábado, por um piquete de cavaleiros até o CTG Recanto dos Xirus, na cidade de Entre Rios do Sul.

A Chama Itinerante percorre um ROTEIRO com datas já definidas, retornando a Erechim em setembro para se fundir com a Chama Crioula do Estado na Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas deste ano.