Concurso Interno de escolha de Prendas e Peões é realizado no CTG Lenço Preto

ImprimirReportar erroTags:alchieri, correta, elegância, desenvoltura, linguajar, correto, sociabilidade e simpatia470 palavras8 min. para ler
Concurso Interno de escolha de Prendas e Peões é realizado no CTG Lenço Preto
No dia 02 de setembro a Secretária Municipal de Educação de Trindade do Sul, Casindia dos Santos, esteve participando, durante todo o dia e parte da noite do Concurso interno para fins de escolha de Prendas de Faixas e Peões de Crachá do CTG Lenço Preto. É a Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultural de Peões das entidades tradicionalistas pertencentes à 19ª Região Tradicionalista de Erechim.

Em entrevista a secretária destacou a importância cultural e social deste evento para nossa comunidade e para os nossos jovens. A mesma ficou encantada com a dedicação dos candidatos. Com o quanto precisaram estudar e se preparar para o concurso que foi de alto nível de difusão da nossa cultura gaúcha. Ela parabeniza todos os participantes.

Os candidatos foram submetidos a prova escrita, que abordou a história e geografia do RS, tradição, tradicionalismo, folclore e conhecimentos gerais. As prendas realizaram Mostra Folclórica, onde apresentaram aos avaliadores, oralmente, com criatividade, conhecimentos e habilidades a respeito e com o objetivo de divulgar e resgatar aquilo que está se extinguindo ou perdendo no uso local ou regional, baseado em uma pesquisa bibliográfica e de campo. Dentre os temas foi apresentado brinquedos folclóricos e brincadeiras, culinária, ritos, crendices, superstições, (ritos e crendices do folclore lúdico infantil). Os peões realizaram a prova campeira que contou com as seguintes atividades: aos candidatos a piá, laçaram vaca parada, cevaram mate e encilharam em cavalete e os candidatos a guri, cevaram mate, encilharam e montaram e emalaram pala ou poncho.

Na prova artística, os candidatos, de ambos os sexos, apresentaram músicas, declamações, danças tradicionais e danças de salão. Todos os candidatos realizaram a prova oral onde foi avaliado capacidade de expressão, boas maneiras, elegância, desenvoltura, expressão, linguajar correto, sociabilidade, simpatia, apresentação pessoal, além de uma avaliação criteriosa da indumentária correta.

Este concurso tem por finalidade, valorizar a cultura popular brasileira, através do Movimento Tradicionalista Gaúcho, onde os membros engajados, em particular a juventude, podem conhecer mais sobre a cultura gaúcha brasileira, também demonstrar e aprimorar habilidades artísticas e campeiras de uma forma abrangente, vivenciando no tradicionalismo, a oportunidade de formação de lideranças que conduzirão o gosto dos jovens no cultivo à tradição gaúcha.

Após a apuração os avaliadores divulgaram o resultado. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão as faixas e os crachás. Os primeiros colocados terão a oportunidade de representar a entidade no concurso regional.

Os integrantes da nova Gestão de Peões e Prendas do CTG Lenço Preto, exercício 2017/2018, ficou assim composta:

1ª Prenda Juvenil: Ana Carolina Santin

2ª Prenda Juvenil: Maiara Menegotto Bonfanti