Operacao Viagem Segura de Proclamacao da Republica comeca nesta quinta-feira

ImprimirReportar erroTags:começa, análise, considerando, se, pós, contabilizou, vítimas e fatais319 palavras5 min. para ler
Operacao Viagem Segura de Proclamacao da Republica comeca nesta quinta-feira
Começa à zero hora desta quinta-feira (14) a 24ª edição da Operação Viagem Segura. A fiscalização estará mobilizada até a meia-noite do domingo (17) para garantir a tranquilidade neste feriado. O trabalho integrado, que envolve Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Detran/RS, Cetran/RS, Famurs e órgãos de trânsito municipais, completa dois anos de operações em feriados neste 15 de novembro.

Nas 23 edições da Operação Viagem Segura já realizadas, mais de 1,9 milhão de veículos foram fiscalizados, 265 mil infrações registradas, 7,5 mil CNHs e 26 mil veículos recolhidos. A fiscalização realizou, nesse período, 33,9 mil testes de bafômetro, registrando mais de 6 mil infrações por embriaguez (4.124 infrações administrativas e 1.938 enquadramentos em crime de trânsito).

O feriado da Proclamação da República ocupa a nona posição no ranking de mortes no trânsito nos feriadões, com uma média de 6,5 mortes por dia de feriado, número maior que a média geral dos feriados, que é de 6,3 mortes/dia. Em 2012, foram 09 mortes no local do acidente nos quatro dias da operação. Considerando-se os 30 dias pós-acidente, o Detran/RS contabilizou 20 vítimas fatais no feriado de 2012. A análise dos acidentes do ano passado indica que a maioria dos acidentes ocorreu no primeiro dia do feriado. Portanto, as autoridades pedem atenção redobrada nesses dias. A Operação Viagem Segura também estará em campanha de rádio, TV e jornal.

Menos mortes no trânsito

As operações Viagem Segura, Balada Segura e outras iniciativas realizadas pelo Estado têm contribuído para reduzir gradualmente a acidentalidade no RS. Comparando os primeiros nove meses dos últimos quatro anos, em 2013 morreram no trânsito 73 pessoas a menos do que em 2012, 14 pessoas a menos do que em 2011 e 182 pessoas a menos do que em 2010. O RS registra uma redução de 4,7% no número de mortes no trânsito no período de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Detran-RS

Seja a mudança que você deseja para os outros!