Prefeito Luiz da Silva Rosa Participa da III Marcha Gaucha dos Prefeitos

ImprimirReportar erroTags:g1, integral, aplicação, afm, licenças, concessão, agilizar e tarefa305 palavras5 min. para ler
Prefeito Luiz da Silva Rosa Participa da III Marcha Gaucha dos Prefeitos
O Prefeito de Trindade do Sul, Luiz da Silva Rosa, participou na última quinta-feira dia 31 de outubro de 2013, da 3ª Marcha gaúcha dos Prefeitos, em Porto Alegre. O evento organizado pela FAMURS é uma mobilização de todos os prefeitos do Rio Grande do Sul na luta por melhores condições financeiras para os municípios que sofrem com a queda nos repasses vindos da união enquanto suas despesas e responsabilidades só aumentam.

Na pauta são 13 as reivindicações dos municípios perante o Estado, que foram entregues ao Governador Tarso Genro, sendo elas:

1 - Acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar

2 - Conclusão das obras de acesso asfáltico e recuperação da malha rodoviária estadual

3 - Auxílio emergencial de R$ 200 milhões

4 - Pagamento integral dos valores atrasados da Consulta Popular e ampliação em 100% do orçamento para 2014

5 - Constituição de força-tarefa para agilizar concessão de licenças ambientais

6 - Aplicação de 12% do orçamento em Saúde

7 - Passe Livre para os alunos de baixa renda de todos os municípios, sem distinção

8 - Repasse de 50% das taxas ambientais (TCFA) aos municípios

9 - Fim da cedência de servidores municipais

10 - Pagamento imediato dos recursos da Assistência Social e ampliação dos valores para os próximos orçamentos

11 - Assento fixo no Conselho Estadual de Cultura

12 - Criação de um programa de implementação do sistema trifásico no meio rural

13 - Apoio à pauta municipalista da CNM, em especial à ampliação de 2% do FPM, e antecipação da 2ª parcela do AFM para dezembro.

Segundo a FAMURS entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários 95% dos municípios se fizeram presentes no evento que contou também com a presença do Governador Tarso Genro e da Senadora Ana Amélia Lemos, autora da PEC 39/2013 que propõe o aumento em dois pontos percentuais nos repasses do FPM. O Governador Tarso Genro se comprometeu em analisar os pedidos e dar uma resposta nos próximos dias.

Direitos Autorais Reservados

Fotos - Fanpage FAMURS e G1.