Atenção!A página impressa é diferente da página exibida na tela do computador.
Feito!
Erro!
Texto compartilhe nas redes sociais 2.PNG

SMEC realiza Mostra Pedagógica e II Seminário Integrado do PNAIC Matemática

Voltar ↖Seguir ↘
« Última» PrimeiraPublicação:
ImprimirReportar erroTags:prof, profissional, acompanhados, exposição, presentes, estiveram, adolescentes e oportunidades1212 palavras20 min. para ler
SMEC realiza Mostra Pedagógica e II Seminário Integrado do PNAIC Matemática
Clique para ampliar
A Secretaria Municipal de Educação de Trindade do Sul, por meio das escolas municipais Jesus Maria José, Santa Lúcia, São Jerônimo, São João, Dom João Becker e Centro Municipal de Educação Infantil Jesus Maria José realizou no dia 17 de Dezembro, no Ginásio Paroquial a MOSTRA PEDAGÓGICA E II SEMINÁRIO INTEGRADO DO PNAIC MATEMÁTICA.

A mostra teve como principais objetivos divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores, no sentido de potencializá-las nas unidades escolares, bem como possibilitar momentos de interação e diálogo através da socialização e reflexão dos diferentes saberes e fazeres das escolas. Integração e participação no processo educativo, trocando experiências de sucesso.

A mostra pedagógica é realizada com a finalidade de estimular a pesquisa e a inovação pedagógica, valorizando o trabalho do educador e seu comprometimento com uma educação de qualidade, contribuindo com um processo de ensino-aprendizagem mais qualificado e significativo para o educando.

Os alunos necessitam ter uma participação ativa em relação ao conhecimento que lhes é propiciado, levando em conta suas experiências, suas vivências e suas expectativas de vida, podendo assim ser portadores de culturas diversificadas. A mostra de seus trabalhos é um meio de expressar essa participação.

A atividade consistiu na apresentação de projetos didáticos realizados pelas escolas de Ensino Fundamental e da Educação Infantil da Rede Municipal.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da Secretaria de Educação, Dilema Dal Santo Bonatti, as escolas desenvolveram várias temáticas ao longo do ano com assuntos diversificados. Esses trabalhos visam tornar a aprendizagem mais significativa aos educandos.

“ A mostra é uma atividade muito importante, pois mostra para a comunidade o trabalho desenvolvido em sala de aula, além de ser um reconhecimento aos profissionais da educação e aos estudantes. Nela  é  oportunizado aos alunos e funcionários mostrarem à comunidade os projetos com enfoque interdisciplinar desenvolvidos ao longo do ano letivo, além da oportunidade de exporem suas habilidades e criatividade. Incluímos o II seminário do PNAIC no mesmo evento por acreditar que esta Mostra tem a mesma  finalidade de dar  visibilidade ao trabalho dos professores e alunos. É preciso sensibilizar aos visitantes de que é preciso uma mobilização conjunta de toda a rede para que se possa cumprir as metas de alfabetização na idade certa”,

O prefeito Luiz da Silva Rosa prestigiou a mostra pedagógica e gostou do que viu. “Nossos professores e diretores estão executando trabalhos de muita qualidade e que chamam a atenção de quem não vive diariamente no ambiente escolar. Gostei de participar e gostaria de parabenizar estas equipes que preparam nossos pequenos cidadãos para a vida”, disse ele.

A secretária Vânia Maria De Carli Riboli ressalta que é um momento de a escola mostrar o que fez de melhor durante o ano. “É indispensável para o processo educacional a participação dos pais e da comunidade. Em sala de aula estamos sempre reinventando, utilizando a criatividade para manter a atenção das crianças para o conteúdo e a mostra é o momento de apresentar os resultados, estamos muito felizes com o crescimento obtido em 2014”, explica.

“Este evento é um ambiente para a socialização de toda a produção que foi construída ao longo do ano, envolvendo professores e alunos nesse processo pedagógico. Todo o material aqui apresentado foi produzido e utilizado como recurso didático”.

Através do trabalho prático o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira de grande concentração de conhecimentos.

Uma educação de qualidade está diretamente condicionada ao fato do professor compreender que o seu trabalho determina para desenvolvimento o intelectual dos alunos e consequentemente as dimensões sociais.

A Educação de Trindade do Sul, colhe bons resultados no ano de 2014

Realizamos no dia 17 de dezembro de 2014, no Ginásio Paroquial, o IIº Seminário Integrador do PNAIC- PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, este ano voltado à alfabetização matemática. O PACTO é um programa do governo federal em parceria com o município que busca alfabetizar as crianças até o  terceiro ano do ensino fundamental ou seja, até os 8 anos de idade. Sendo esta uma meta da educação nacional, o município investe na melhoria e qualidade profissional, buscando avançar cada dia mais na formação pessoal e em melhores oportunidades às crianças e adolescentes municipais.

Estiveram presentes na exposição de trabalhos, alunos da rede municipal acompanhados de seus professores e familiares. Além dos trabalhos expostos, os visitantes tiveram a oportunidade de participar e conhecer o circuito de jogos e atividades realizadas durante os encontros do PNAIC  Matemática, neste ano. Contamos com a presença do prefeito municipal Sr. Luis da Silva Rosa, Secretária Municipal de Educação e Cultura Vania Maria de Carli Riboli, a Coordenadora Pedagógica Dilema Dal Santo Bonatti, a professora e Orientadora do PNAIC Clarise Fatima Tirelli, as professoras alfabetizadoras e participantes do PNAIC: Ana Paula Lazzaretti, Cleusa Salete Muza, Cleusa Maria Rodrigues, Eneisa Luiza Bortoli Modesti, Elisete Siqueira da Costa, Elaine  Adilia da Silva Paula, Greisi Fabiana Kissmann, Ivone Drachemberg Lehr, Marli da Silva De Carli, Mari Vânia de Mello, Mrizete Fatima Tomasi, Nilza Maria Scarsi, Noeli Candaten, Sonia Maria Dalmas, Sueli Fatima Sacon e demais professores da rede. Contamos com uma participação expressiva de pais que se envolveram nas atividades aprovando o modo novo de ensinar.

No ano de 2013 trabalhamos com a alfabetização da Língua Portuguesa onde obtivemos um ótimo resultado e muitas atividades desenvolvidas e criadas nas salas de aula.

No ano de 2014,enfrentamos a tão temida matemática, onde foi possível observar que com novos elementos e novas maneiras pode-se sim desenvolver a matemática retirando o mito adquirido durante muito tempo vendo a matemática como a vilã da aprendizagem. Através de diversos jogos, desafios, brincadeiras e de forma lúdica podemos sim aprender a matemática e gostar dela. Através das diversas atividades desenvolvidas provamos que  a matemática esta presente para facilitar a vida das pessoas e não confundir as mesmas, o que muda é a maneira de aplicabilidade. A matemática se torna um instrumento para compreensão dos demais desafios que a vida nos apresenta. Podemos sim tornar a matemática divertida, desafiadora e atrativa através das diferentes formas desenvolvidas.

Durante a formação dos professores alfabetizadores participantes do PNAIC, percebemos que é muito importante o planejamento, preparação e dedicação dos mesmos durante as aulas e na aplicação do que é aprendido e buscado. Realizamos nossos encontros de formação nas quintas-feiras á noite onde estudamos e discutimos metodologias e conteúdos a serem aplicados no intuito de aprimorar a prática pedagógica.

Este trabalho é fruto da atuação dos professores que com responsabilidade assumiram o papel de educar além da sala de aula e dos conteúdos previstos e propostos. Fruto também dos gestores que assumiram o compromisso e oportunizaram a formação através do PNAIC, das famílias que assumiram o papel de contribuírem na formação de seus filhos dando apoio necessário nas tarefas de casa. Enfim, o SUCESSO só se consegue quando trabalhamos coletivamente apostando na capacidade de aprender e ensinar.

Os frutos estão sendo colhidos, aumentou o índice do IDEB no município. Obrigada professoras alfabetizadoras pelo empenho e compromisso assumido e levado a sério.

Profª Orientadora Clarise Fatima Tirelli


Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
 
Texto compartilhar.PNG