Saúde do Homem é implantada em Trindade do Sul

ImprimirReportar erroTags:valores, seja, acesso, população, masculina, evitar, acidentes e incorporar440 palavras7 min. para ler
Saúde do Homem é implantada em Trindade do Sul
A Secretaria Municipal de Saúde de Trindade do Sul está implantando o programa Saúde do Homem no atendimento da Atenção Básica do Município. A Política de Atenção Integral à Saúde do Homem vem para preencher uma lacuna que faltava na Atenção Básica no município.

Os programas de Atendimento  na Atenção Básica atende à Saúde da Criança e do Adolescente, a Saúde da Mulher e a Saúde do  Idoso. É dentro deste ambiente que Saúde do Homem é implementada para atender todos os homens com idade entre 18 e 59 anos de idade.

Estatísticas comprovam que os homens em geral apresentam mais doenças de coração, cânceres, colesterol, diabetes e pressão alta entre outras e são maioria nas estatísticas de mortalidade principalmente  na faixa etária entre 18 e 30 anos onde cada 5 pessoas mortas, quatro são homens.

Estudos também apontam que geralmente os homens só acessam o sistema de saúde por meio da atenção especializada, já com o problema de saúde instalado e evoluindo de maneira insatisfatória e que muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os serviços de saúde com mais regularidade pela porta de entrada do SUS, que é a Atenção Básica.

A Implantação da Saúde do Homem na Atenção Básica do Município tem entre tantos objetivos alguns específicos e prioritários como:

Divulgar na rede de atenção básica um maior cuidado à saúde a fim de garantir uma linha de cuidados integrais, tendo a Estratégia Saúde da Família os (ESFs) como porta de entrada;

Buscar apoio junto a empresas, empregadores em ações e atividades de promoção de saúde para facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, a fim de evitar doenças e, ou acidentes de trabalho.

Incorporar o homem no planejamento reprodutivo e no compartilhamento aos cuidados da saúde familiar; ou seja, a participação do homem no pré- natal (paternidade participativa), na educação de filhos, relacionamentos familiar, etc.

Construir parcerias com a sociedade civil organizada para promover a saúde do homem. Ex: escolas, associações, grupos comunitários, entre outros.

A Implantação da Política da Saúde do Homem é uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde para o Agosto Azul que neste mês terá programação de atendimento especial na Unidade Básica de Saúde onde serão realizadas:
Verificação da Pressão Arterial;

Verificação do Cartão de Vacinação;

Testes rápidos de Glicemia (Diabetes);

Testes rápidos de Sífilis e HIV;

Inscrições para os homens que desejam participar dos Grupos de Tabagismo e/ou Alcoolismo.

Orientação de diversos temas voltados à Saúde do Homem.

No encerramento do AGOSTO AZUL, dia 28 de Agosto de 2014,  será realizada uma palestra no CTG Lenço Preto às 19:30 horas com o tema CICLO DA VIDA com AUTOESTIMA(VALORES, FAMÍLIA E TRABALHO).