Secretaria de Saúde promove palestra

ImprimirReportar erroTags:município, hipertensão, invulnerabilidade, vezes, acredita, precisa, cuidados e crônicas373 palavras5 min. para ler
Secretaria de Saúde promove palestra
Na noite do dia 7 de agosto foi diferente, informativa e especial aos homens de Trindade do Sul. Em parceria com a Secretaria de Saúde e PIM foi realizado uma palestra aos homens dentro da programação do Agosto Azul. Aos poucos eles foram chegando e tomando todos os lugares da Câmara de Vereadores. O lema do encontro foi “não importa o tipo de homem que você é, Seja do tipo que cuida da saúde enfatizando o agosto azul ”.

A conscientização sobre a saúde do homem foi o tema da palestra do médico cirurgião , doutor Claudinei Machado, falou que“nós homens, pensamos pouco na nossa saúde. Nos preocupamos em trabalhar. Será que dedicamos tempo necessário para a família e para cuidar de nós! Vamos nos cuidar pra não chegar um dia e ver que deveríamos ter feito muitas coisas diferentes… cuidar mais de nós mesmos, da família, dos filhos. Temos inúmeras virtudes sim, mas quanto tempo dedicamos para cuidar de nós?”

Abordando assuntos que dizem respeito à saúde no seu dia-a-dia. “não adianta ir ao médico e não se cuidar, temos que fazer a nossa parte e não deixar aos outros resolver o nosso problema.”

Na palestra o doutor Claudinei Machado alertou sobre o acesso aos serviços disponíveis, adesão ao tratamento e, sobretudo devido à crença na invulnerabilidade do homem, que muitas vezes acredita que não precisa de cuidados com a saúde. Falou sobre doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, tumores malignos e benignos,), que estão muito mais presente entre os homens. Dedicou um tempo especial para falar sobre o câncer da próstata e da sua prevenção através de exames. “Precisamos mudar a mentalidade e promover essa mudança na forma de pensar sobre a nossa saúde. É uma mudança social na verdade que pode ser feita na escola, no trabalho, na família e entre outros espaços sociais.” Ainda, segundo o dr. Claudinei , “muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os serviços de saúde com mais regularidade pela porta de entrada do sus, que é a estratégia saúde da família, não só procurar as especialidades quando a doença já estiver instalada no corpo.”

Dentro do Agosto Azul, várias atividades estão programadas até o final de agosto no município de Trindade do Sul.