-- - --

Trindade do Sul Realiza Evento Sobre Bovinocultura de Leite

ImprimirReportar erroTags:buzatto, fantini, holandesa, prêmio, moacir, josé, padia e alcir305 palavras4 min. para ler
Trindade do Sul Realiza Evento Sobre Bovinocultura de Leite
A equipe da Emater/RS-Ascar, em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Agricultura de Trindade do Sul, realizaram na quinta-feira (14/03) o 3º Seminário de Bovinocultura de Leite e a 3ª Mostra da Terneira. Os eventos reuniram aproximadamente 300 produtores dos municípios de Trindade do Sul, Alpestre, Entre Rios do Sul, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Planalto, Rio dos Índios e Três Palmeiras.

Pela manhã uma palestra sobre legislação, exigências da Inspetoria Veterinária e atribuições obrigatórias do produtor foi ministrada pelo médico veterinário da Inspetoria de Iraí, Péricles Boecht Nassariol. Outro tema abordado no evento foi a produção de leite a base de pasto, com o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Concórdia, Carlos Otávio Mader Fernandes. À tarde, o grupo de teatro A Nossa Família, do município de Planalto, fez uma apresentação.

A Mostra da Terneira aconteceu na sequência com a exposição de 31 animais vindos de diversas propriedades de Trindade do Sul. A avaliação desses animais ficou a cargo dos técnicos da empresa de melhoramento genético CRV Lagoa. O primeiro lugar para a raça Jersey foi para o produtor Valdemar Vedoy. Já na raça holandesa o prêmio foi para os produtores Moacir José Padia e Alcir Fantini.

O evento encerrou com uma avaliação positiva por parte dos organizadores. “Tanto o Seminário quanto a Mostra atingiram as expectativas. Esse encontro possibilitou o acesso a informações atualizadas sobre a atividade leiteira, que cada vez mais ganha importância na região. Além disso, a Mostra da Terneira foi um incentivo ao produtor para que ele trate o animal dentro dos parâmetros técnicos adequados, podendo tornar-se uma matriz leiteira de grande potencial”, comentou o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Trindade do Sul, Nevio Woloszyn.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto