Trindade do Sul presente na manifestação em favor dos municípios em Sarandi

ImprimirReportar erroTags:federal, apoio, presente, comitiva, pessoas, faixas, cartazes e oportunidade259 palavras4 min. para ler
Trindade do Sul presente na manifestação em favor dos municípios em Sarandi
     A AMZOP promoveu na manhã da  última quinta-feira 04-07-2013 um ato público bloqueando a BR 386 no km 134. O evento contou com a presença de mais de mil lideranças de 110 munícios, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e presidentes de entidades de classe.

Além de lideranças da Zona da produção, a manifestação reuniu também representantes de mais três associações de prefeitos: Associação dos Municípios da Região Celeiro (AMUCELEIRO), Associação dos Municípios, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMJA) e Associação das Câmaras de Vereadores do Médio Alto Uruguai (Acvermau).

A principal reinvindicação dos prefeitos é o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos das prefeituras dos atuais 14% para 20%. Segundo o presidente da Amzop, Zílio Roggia, “Existe um clamor dos administradores municipais pela recuperação das perdas do FPM, que desde 2008 vem caindo constantemente, enquanto os encargos assumidos pelas prefeituras aumentam cada vez mais”.

O município de Trindade do Sul esteve presente na manifestação com uma comitiva de 65 e pessoas, com faixas e cartazes de apoio. Na oportunidade o Prefeito de Trindade do Sul, Luiz da Silva Rosa falou sobre as dificuldades da administração, do o trevo de acesso ao frigorífico Agrodanieli e da precariedade do asfalto na RS 324 que corta o município repleto de buracos.

A manifestação foi pacífica e iniciou as 09 horas e 30 minutos em frente à agência do Banco do Brasil, logo após os manifestantes dirigiram-se até a BR 386 onde foi feito o bloqueio da rodovia por 30 minutos. O trânsito foi orientado pela Polícia Rodoviária Federal.