1. Início
  2. |
  3. Saúde
  4. |
  5. Fonoaudiólogo e nutricionista a serviço da comunidade

Fonoaudiólogo e nutricionista a serviço da comunidade

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp
A Secretaria da Saúde conta com atendimentos de fonoaudióloga e nutricionista aos munícipes trindadenses. Esses atendimentos eletivos, voltaram a atender normalmente, desde a última semana.
A fonoaudióloga Valdirene Cássia Bosa, realiza os testes da linguinha em recém nascidos, no qual é possível diagnosticar e indicar o tratamento precoce de limitações dos movimentos da língua. E o teste da orelhinha, realizado ao nascimento da criança, com retestagem aos 1, 2 e 3 anos, no qual possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas.
Valdirene também acompanha o desenvolvimento linguístico e auditivo das crianças e quando necessário realiza terapias. Os testes podem ser realizados nas quintas-feiras, pela parte da tarde ou nas sextas-feiras durante o dia todo. Já as terapias acontecem nas segundas-feiras, no antigo posto de saúde.
A nutricionista Joviane Gavião atende todas as sextas-feiras, através de encaminhamento e agendamento na Secretaria da Saúde, no qual acompanha, orienta e esclarece a respeito da alimentação saudável. Ela também realiza visitas domiciliares, para pessoas acamadas, que possuem uma dieta especial e que não podem se locomover até a sala de atendimento.
Foi no sentido de orientar as mamães e familiares, que foi organizado uma cartilha para dar suporte e servir de exemplo na introdução, evolução e consistência dos alimentos nas fases de desenvolvimento da criança, e também sobre o desenvolvimento linguístico e auditivo.
Segundo a nutricionista “nada substitui o aleitamento materno, ele é o alimento mais equilibrado e completo que existe. Ele contém vitaminas, água, proteínas, gorduras e açúcar, além de transmitir anticorpos produzidos pelo organismo das mamães. Em certas ocasiões o aleitamento materno acaba não sendo exclusivo, necessitando de intervenções e de complementação, por isso deve ter uma atenção especial”.
Para maiores informações na Secretaria da Saúde, ou pelo telefone (54) 3541 1085.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp

Veja mais notícias

Skip to content