A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, passará a ser adotada a classificação de risco aos pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde Central. Este formato de acolhimento é uma importante ferramenta desenvolvida para promover melhorias na organização dos atendimentos, para serem realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente.
O principal propósito da classificação de risco é promover um atendimento com mais qualidade, organizado e humanizado, definindo prioridades, diferente do sistema atual com atendimentos por ordem de chegada. Essa classificação já prevê também os grupos prioritários.
Para que esse novo formato funcione é importante a conscientização de toda a população, por isso, nesse primeiro momento será realizada a divulgação e essa implantação será feita aos poucos, para que ocorra adaptações desse novo sistema.
Como irá funcionar
Após realizado o acolhimento e registro do nome do indivíduo pela recepcionista, o paciente será triado e classificado o mais breve possível pela enfermeira, profissional habilitada para classificar as prioridades conforme a sua urgência e o protocolo de classificação estabelecido.
Após a triagem realizada pela profissional, o paciente saberá qual foi sua classificação. E aguardará o atendimento de acordo com seu caso. Os atendimentos de gestantes e crianças por agendamento permanecerão da mesma forma.