1. Início
  2. |
  3. Saúde
  4. |
  5. Secretaria de Saúde busca orientações para a implementação das Práticas Integrativas Complementares em Saúde

Secretaria de Saúde busca orientações para a implementação das Práticas Integrativas Complementares em Saúde

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da EMATER de Trindade do Sul, estiveram no município vizinho de Liberato Salzano, conhecendo como foram implementadas as Práticas Integrativas Complementares em Saúde – PICS no município, na última sexta-feira, 11 de março.

As PICS fazem parte do SUS e consistem na introdução de práticas alternativas para o atendimento e prevenção em saúde na atenção básica, elas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). Dentre as 29 práticas incluídas no programa, estão por exemplo, a Homeopatia, Ioga, Reiki, Ventosaterapia, Fitoterapia entre outras e são formas alternativas de oferecer atendimento à população e introduzir uma visão global do cuidado com os seres humanos.

Na ocasião, a Coordenadora da Secretaria de Saúde Luciane Chagas, a fisioterapeuta da UBS Cristina Lírio, a auxiliar da coordenação da secretaria Alice Facco e a engenheira agrônoma e chefe do escritório da Emater de Trindade do Sul foram recebidas pela Secretária de Assistência Social Marilene Menegon e a Extensionista Rural Social da Emater RS de Liberato Salzano Luciene Teresinha Duso, que conduziram uma visita nos espaços aonde estão sendo realizadas algumas Práticas Integrativas que o município adotou.

A visita, teve como objetivo conversar com as profissionais envolvidas no programa e tomar conhecimento da forma como foram introduzidas essas práticas, tomando como referência para futuramente iniciar sua implementação em Trindade do Sul.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp

Veja mais notícias

Skip to content