Com o objetivo de conscientizar os estudantes a respeito do meio ambiente, a preservação das nascentes e de áreas permanentes, foi realizado um Dia de Campo, na Escola Municipal Jesus Maria José, durante todo o dia de hoje (01).
Essa atividade desenvolvida pela equipe da Emater de Trindade do Sul, em parceria com a Usina Hidrelétrica de Passo Fundo – Engie e a Escola Jesus Maria José, teve como objetivo principal orientar os alunos, sobre a proteção das nascentes que segundo a bióloga responsável pelo programa de educação ambiental da Engie Beatriz Binotto, estão cada vez mais degradadas e necessitam de um cuidado maior.
“Esta atividade busca trazer a educação ambiental para os alunos de uma forma diferente, de uma forma mais prática, conversando e informando eles sobre o cuidado com o meio ambiente” salientou Beatriz, que durante sua fala aos alunos demonstrou a diferença da qualidade da água, num local, sem mata ciliar, comparado a um local que possui mata ciliar.
O extensionista e engenheiro agrônomo da Emater de Trindade do Sul, Marcos Lopes e a chefe do escritório da Emater e engenheira agrônoma Priscila Volpi orientaram os alunos sobre o que é meio ambiente, sobre o tempo de composição dos resíduos sólidos e a separação correta do lixo, mostrando na prática como deve ser realizado a compostagem.
Para concluir a atividade, cada aluno recebeu uma muda de árvore nativa, produzida e doada pelo viveiro de mudas da Usina Hidreletrica de Passo Fundo.
Segundo a diretora da Escola Lediane Chagas, foi muito importante essa atividade para os alunos, pois é preciso falar sobre a preservação do meio ambiente, não só no mês de junho. “Precisamos preservar e conscientizar as crianças desde pequenas para que possam estar cuidando do meio ambiente, para as futuras gerações que virão”.