Na tarde de ontem (07), representantes da secretaria de educação, assistência social, saúde e equipe da APAE de Trindade do Sul participaram de uma importante reunião sobre o Programa Estadual TEAcolhe.
A psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Regional-20 de Constantina Lunamar Isabel Dente, a qual o município de Trindade do Sul faz parte, apresentou as diretrizes e a importância do programa, para posteriormente ser desenvolvido no município.
Este programa é uma Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, que tem como objetivo organizar e fortalecer as redes municipais de educação, saúde, e assistência social, cidadania e apoio às famílias, formando um ponto focal no município com as redes intersetoriais para o levantamento das demandas das pessoas com transtorno do espectro autista, agendar capacitações e fazer a Carteira de identificação da pessoa com TEA (CIPTEA) conforme a Lei Federal13.9977/20. Formando também uma grande parceria para somar e dar qualidade nos atendimentos já prestado pelo município.
Segundo o governo do estado “estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem TEA. Essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos”.