Na última segunda feira(30), o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CEPICS realizou uma roda de terapia com uma turma de alunos da Escola Zenir Guizzi Da Silva, conduzido pela psicóloga Elisandra Josefovis e a fisioterapeuta Cristina Lirio.
Segundo as profissionais de saúde o conceito de saúde mental está diretamente relacionado à capacidade de adaptação, 75% dos transtornos mentais se iniciam na infância e adolescência e metade deles ocorrem até os 14 anos. A adolescência é um momento crítico, mas a infância tem uma protagonismo importante nesses casos.
É importante destacar que o trabalho multiprofissional e interdisciplinar e a importância da saúde mental como influenciadora da saúde física e vice-versa. Os transtorno mentais aumentam a carga global de doenças e aumentam o risco de doenças não mentais (infecciosas e violências).
Investir em saúde mental provoca retornos positivos ao longo do ciclo vital. Há desafios para o fechamento de diagnósticos, entretanto o reconhecimento do sofrimento mental é fundamental para que crianças e adolescentes sejam devidamente acolhidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *