O aumento dos casos de dengue em todo o estado do Rio Grande do Sul tem preocupado a Secretaria de Saúde de Trindade do Sul. O município soma, até o momento, 3 exames positivos para dengue e várias notificações. Ações já estão sendo colocadas em prática a fim de combater o avanço da doença e evitar o crescimento desordenado dos números da doença.

Na tarde de ontem (13), uma reunião foi promovida pela Secretária de Saúde na UBS Central com profissionais de enfermagem e médicos das duas unidades de saúde do município. O Secretário de Saúde Antônio Macena e as Coordenadoras Jucélia Cavazin e Luciane Chagas, participaram do encontro, e um planejamento estratégico começou a ser formado a fim de que ações de combate à dengue sejam colocas em prática.

Uma das ideias é promover o Dia D contra a Dengue com mais frequência para a recolhimento de lixos e entulhos na cidade, com organização por bairros. São ações simples que podem evitar a proliferação do mosquito. Precisamos de uma somatória de esforços de todos para enfrentarmos essa fase, a dengue é uma doença séria transmitida pela picada da fêmea do Aedes Aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada e acumulada nos quintais e dentro das casas. Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que a doença passe despercebida; em outros, ocorrem complicações graves que podem levar a óbito.

O Secretário Antonio Macena, pontuou que o aumento dos casos de dengue já foi assunto discutido com todos os municípios da Região 20 de Saúde. “Nós temos um cenário preocupante por causa do aumento dos casos positivos de dengue em municípios próximos e onde temos várias especialidades que nossos pacientes acessam, como é o caso de Tenente Portela”.

A Secretaria de Saúde tem reforçado o trabalho rotineiro, como a visita de orientação às residências, bloqueios de casos suspeitos e confirmados e eliminação de criadouros. O ideal é não termos o local para o mosquito Aedes Aegypti nascer. As visitas dos agentes têm esse objetivo, além do trabalho de orientação com os moradores, que são os responsáveis pela limpeza de suas casas. É importante que na identificação de qualquer sintoma procure uma unidade de saúde, o mais rápido possível.

Outras ações foram definidas, como a vistoria dos prédios públicos e dos imóveis fechados, orientações nas escolas municipais e estaduais, além da intensificação das informações sobre a doença a toda população trindadense e a produção de material informativo digital.

Todos os profissionais fazem um apelo à população que redobrem os cuidados em suas residências em tudo que possa haver possibilidade água parada. “As famílias estão sendo visitadas pelos agentes e orientadas a eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, se permanecerem criadouros será notificado ao responsável para que faça a limpeza. Não sendo respeitada a determinação uma multa será aplicada. O valor ainda pode dobrar em caso de reincidência”, enfatizou o Secretário Antonio e continuou, “apesar de todos os esforços do Poder Público no desígnio de combater a dengue em nosso munícipio e conscientizar a população, os fatos demonstram que as medidas são insuficientes, é preciso a conscientização da comunidade trindadense, se isso não acontecer será difícil combater a doença.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *