A Secretaria de Educação de Trindade do Sul aderiu ao programa Alfabetiza Tchê do Governo do Estado e já vem executando suas atividades. Nesta semana alunos e professores do 1°e 2° ano receberam o material que irá complementar e contribuir nas aulas e nas práticas pedagógicas, garantindo a alfabetização na idade certa de todos os estudantes.

O programa Alfabetiza Tchê é um projeto do Governo do Estado, em conjunto com a Federação das Associações de Municípios – FAMURS e União Nacional dos Dirigentes Municipais – UNDIME-RS. Através da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desenvolvem atividades, avaliações formação com o objetivo de qualificar e ampliar possibilidades no processo de alfabetização e recomposição da aprendizagem de 1° ao 2° ano do ensino fundamental.

O programa atuará em cinco eixo: fortalecimento da aprendizagem e da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores e cooperação, articulação e incentivo.

O Alfabetiza Tchê está ligado a proposta do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada uma iniciativa do Ministério da Educação que em regime de colaboração pretende garantir o direito à alfabetização de todas as crianças das escolas publicas do país.