Voltar ao topo.Ver em Libras.

Agentes Comunitários de Saúde de Trindade do Sul participam do curso “caminhos do cuidado”

« Mais recente🔀Publicação: 🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:saúde, agentes, drogas, cuidado, comunitários, curso, atenção e municipal368 palavras5 min. para ler

Encerrou no último dia 05 de dezembro de 2014 o curso "caminhos do cuidado” realizado em Constantina-RS. Trindade do Sul esteve participando desde curso promovido pelo Ministério da Saúde, juntamente com profissionais de saúde dos municípios de Três Palmeiras, Constantina, Novo Xingu, Nova Boa Vista e Comunidade Indígena do Capinzal.
O "caminhos do cuidado” é um projeto de formação para agentes comunitários de saúde e auxiliar ou técnico de enfermagem da atenção básica onde a temática aborda especificamente a saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas tendo como principal objetivo capacitar estes profissionais para atuar no acolhimento e escuta do usuário, focando nos problemas relacionados ao abuso do álcool e outras drogas, ou seja, ampliar as possibilidades de atenção a esse usuário seguindo o princípio da equidade e da diretriz da redução de danos.
O olhar do "cuidado” aos sujeitos e sua condição de saúde deve estar presente nos diferentes espaços da rede SUS, em especial nos serviços de atenção primária onde atuam os agentes comunitários de saúde e os auxiliares e técnicos de enfermagem, os quais devem estar sensibilizados para acolher as pessoas nas suas diferentes demandas, entre elas a saúde mental e os casos de uso prejudicial de drogas.
Segundo o Secretário de Saúde Odair Pelicioli, a formação dos agentes comunitários de saúde no curso "Caminhos do Cuidado”, traz para a atenção básica a importância da redução de danos, orientando a população em geral sobre  os riscos associados ao consumo exagerado de álcool, crack e outras drogas, e a importância de incluir este usuário na rede de cuidado traçando estratégias de tratamento e intervenções de saúde pública voltada para a defesa de suas vidas.
LEMBRAMOS QUE O MELHOR CAMINHO É FICAR LONGE DAS DROGAS!
O Secretário lembra ainda, que o Executivo Municipal de Trindade do Sul, como forma de valorização dos profissionais e atendendo a legislação federal, já está cumprindo com o salário do piso nacional, conforme Lei Nº 12.994/2014, frente a importante função atribuitiva que os Agentes Comunitários de Saúde têm de cumprir perante a sociedade.
A Administração Municipal de Trindade do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a todos os Agentes Comunitários de Saúde que participaram do curso.