Secretaria da Educação realiza Encontro Regional da Rede Positivo

« Anterior« Última» Próxima» PrimeiraPublicação:
ImprimirReportar erroTags:aconteceu, apenas, educadores, possuindo, discernimento, dar, estratégia e profissional315 palavras5 min. para ler
Secretaria da Educação realiza Encontro Regional da Rede PositivoVer imagem ampliada
Aconteceu no município de Trindade do Sul, na Escola Jesus Maria José, no dia 11 de maio, nos períodos matutino e vespertino, o Encontro Regional da Rede Positivo que proporcionou aos professores do 1º ao 9º da rede municipal de educação de Entre Rios, Três Palmeiras e Trindade do Sul, os cursos de metodologia do sistema de ensino Aprende Brasil.
Esses cursos foram voltados para os professores da educação infantil, língua portuguesa e inglesa, história e geografia, e objetivaram indicar caminhos e os melhores métodos didáticos para facilitar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, dentro das relações e das perspectivas do atual sistema educacional.
Ministrados por profissionais capacitados, a formação foi direcionada para a troca de ideias, visando a capacitação docente e a integração dos profissionais, que expuseram experiências e discutiram acerca dos conteúdos programáticos, compartilhando os erros e acertos e construindo, a partir disso, novas percepções.
Levando os professores a refletir sobre a prática pedagógica baseada no cotidiano, a importância do planejamento, as atividades em sala de aula e extraclasse, os métodos avaliativos e as indagações que permeiam e surgem em determinados momentos e que os levam a evoluir e se redescobrir enquanto educadores possuindo o discernimento de que o ato de dar aula é uma estratégia profissional e não apenas um mecanismo a ser seguido repetidamente.

Tal reflexão se estendeu ainda para o processo avaliativo que deve reconhecer e levar em conta a existência de diversidades dentro do reduto escolar, mais propriamente a sala de aula em si, relacionando isso ao processo social e formativo da educação, baseado na coletividade, mas que não deve, em hipótese nenhuma, desmerecer a individualidade. Dessa forma, o professor precisa projetar possibilidades de ensinar e encarar os diversos desafios que envolvem a profissão, e procurar basear seu ensino no ato de instigar aos educandos para prender sua atenção, extraindo suas habilidades e apresentando a eles um novo mundo.

texto compartilharCompartilharCompartilharTweetarPin itRecomendar