Voltar ao topo.Ver em Libras.

Secretaria da Educação realiza Encontro Regional da Rede Positivo

« Mais recente🔀Publicação: 🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:aconteceu, apenas, educadores, possuindo, discernimento, dar, é e uma315 palavras5 min. para ler

Aconteceu no município de Trindade do Sul, na Escola Jesus Maria José, no dia 11 de maio, nos períodos matutino e vespertino, o Encontro Regional da Rede Positivo que proporcionou aos professores do 1º ao 9º da rede municipal de educação de Entre Rios, Três Palmeiras e Trindade do Sul, os cursos de metodologia do sistema de ensino Aprende Brasil.Esses cursos foram voltados para os professores da educação infantil, língua portuguesa e inglesa, história e geografia, e objetivaram indicar caminhos e os melhores métodos didáticos para facilitar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, dentro das relações e das perspectivas do atual sistema educacional.
Ministrados por profissionais capacitados, a formação foi direcionada para a troca de ideias, visando a capacitação docente e a integração dos profissionais, que expuseram experiências e discutiram acerca dos conteúdos programáticos, compartilhando os erros e acertos e construindo, a partir disso, novas percepções.
Levando os professores a refletir sobre a prática pedagógica baseada no cotidiano, a importância do planejamento, as atividades em sala de aula e extraclasse, os métodos avaliativos e as indagações que permeiam e surgem em determinados momentos e que os levam a evoluir e se redescobrir enquanto educadores possuindo o discernimento de que o ato de dar aula é uma estratégia profissional e não apenas um mecanismo a ser seguido repetidamente.

Tal reflexão se estendeu ainda para o processo avaliativo que deve reconhecer e levar em conta a existência de diversidades dentro do reduto escolar, mais propriamente a sala de aula em si, relacionando isso ao processo social e formativo da educação, baseado na coletividade, mas que não deve, em hipótese nenhuma, desmerecer a individualidade. Dessa forma, o professor precisa projetar possibilidades de ensinar e encarar os diversos desafios que envolvem a profissão, e procurar basear seu ensino no ato de instigar aos educandos para prender sua atenção, extraindo suas habilidades e apresentando a eles um novo mundo.

Fonte: