Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Item adicionado ao pedido! E agora?
Permanecer na página atualIr para a tela de finalização do pedido
Voltar ao topo.
Texto compartilhe nas redes sociais 2.PNG

Trindade do Sul implanta o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família

AnteriorPróximo
« Última» PrimeiraPublicação:
ImprimirReportar erroTags:redes, prestar, coordenação, importante, ratificar, vem, proposta e dando298 palavras4 min. para ler
Trindade do Sul implanta o NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaVer imagem ampliada
Na busca por melhorias nas ações desenvolvidas pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), o município de Trindade do Sul implanta o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O NASF é formado por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais da ESF e compartilhar as práticas em saúde.

Inicialmente, o NASF de Trindade do Sul contará com profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social e Educação Física, os quais terão a responsabilidade de atuar e reforçar nove diretrizes na atenção à saúde. São elas: interdisciplinaridade, intersetorialidade, educação popular, território, integralidade, controle social, educação permanente em saúde, promoção da saúde e humanização.

A equipe do NASF e da ESF tem o papel de criar espaços de discussão para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos, constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui como porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado.

Importante ratificar que o NASF vem com a proposta de prestar apoio às Equipes de Saúde da Família, dando suporte e visando uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para ambos os profissionais envolvidos.

A ênfase será nos estudos e discussões de casos e situações, orientações e realizações de projetos terapêuticos com a equipe, além de apoio a terapias e orientações a grupos nas comunidades, potencializando assim a promoção e a prevenção da saúde.

A Equipe NAAB e NAFS do Município de Trindade do Sul participou no dia 12 de março de 2015 do Fórum de Saúde Mental da 15° Coordenadoria de Saúde em Palmeira das Missões, tendo como objetivo explanar as discussões de casos clínicos em redes.

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it
 
Texto compartilhar.PNG