5. Fepam avalia licenciamento para ampliação de aterro sanitário em Trindade do Sul

Na tarde da última segunda-feira (12), a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, recebeu em seu gabinete os representantes do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (CONIGEPU), sediado no município de Trindade do Sul.

Pelo consórcio estiveram presentes a bióloga Fabiana Machado e o engenheiro civil João Eduardo Machado. De forma remota, participaram da reunião o diretor técnico, Renato Chagas, e a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Aline Marra, pela Fepam, além do diretor administrativo do CONIGEPU, Giovane Spanner.

A pauta da reunião foi o projeto de ampliação do aterro sanitário do consórcio público que, desde 2006, atende 12 municípios da região norte do Rio Grande do Sul. Conforme João Eduardo, responsável pelo projeto, a célula do aterro se encontra no final de sua vida útil e por isso a necessidade de ampliação da área.

O processo para a Licença Prévia de Ampliação para uma célula nova em área adjacente já tramita na Fepam, que solicitou esclarecimentos sobre alguns pontos do projeto para que seja possível dar andamento. A equipe responsável pelo empreendimento assegurou que encaminhará toda a documentação com celeridade. “Nós agradecemos muito a atenção e disponibilidade da presidente e dos técnicos da Fepam em explicar e esclarecer os pontos pendentes. Agora é conosco”, agradeceu o diretor administrativo do CONIGEPU.

Para a presidente Marjorie, a destinação dos resíduos sólidos é uma pauta merece total atenção. “Na Fepam estamos prontos para colaborar com os municípios na busca pelas melhores soluções para esse tema que é tão importante. E quando há um consórcio como esse, que pensa e planeja soluções coletivas para tantas cidades, é nosso dever orientar e apoiar as iniciativas dentro do rigor técnico necessário para proteger o meio ambiente”

Fonte: Fepam