1. Início
  2. |
  3. Educação
  4. |
  5. Migrações é tema de encontro em Trindade do Sul

Migrações é tema de encontro em Trindade do Sul

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Durante o dia de hoje (28) foram realizados dois encontros de orientações com o tema: “Proteção Migratória e Documentos”, no auditório da Secretaria da Educação com os representantes da Organização Internacional para Migrações – OIM, organização vinculada a ONU Migrações. O evento foi organizado pelo CRAS de Trindade do Sul em parceria com a Secretaria da Educação.
O coordenador de projetos Iurqui Pinheiro e a assistente de projetos Patrícia Siqueira, ambos representantes da OIM, estiveram palestrando a respeito da organização e do trabalho desenvolvido em todo o país de orientação sobre migrações.
Na oportunidade também apresentaram o projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, que visa dar apoio no processo de integração econômica de migrantes vulneráveis, que está sendo implementado por meio de parcerias com o setor privado e a sociedade civil. Este projeto é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dará suporte aos esforços realizados pelos governos federal, estaduais e municipais, agências do Sistema ONU e organizações da sociedade civil.
Pela parte da manhã estiveram presentes no encontro representantes das escolas, profissionais da saúde, assistentes sociais, vereadores, representantes de organizações religiosas, do poder público municipal e representantes dos municípios vizinhos de Nonoai, Entre Rios do Sul e Três Palmeiras.
Já pela parte da tarde, foram convidados representantes de algumas empresas do município, pois um dos pilares do projeto Oportunidades é facilitar o acesso dos migrantes no mercado de trabalho.
Para a assistente social do CRAS de Trindade do Sul e organizadora do evento, Eva Ivani de Souza Lopes, essas orientações recebidas no dia de hoje, foram de grande valia, pois o município está recebendo muitos migrantes que necessitam de auxílio para obter as suas documentações e para garantir o acesso aos direitos sociais.
Segundo a OIM, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado do país que mais recebeu pessoas de outros países, até o mês de março deste ano. Esse alto número se justifica pelo fato de que o estado é caracterizado por ter mais oportunidades de emprego.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja mais notícias

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda? Fale conosco!
Precisa de Ajuda?
Fale conosco!
Skip to content