1. Início
  4. |
  5. Migrações é tema de encontro em Trindade do Sul

Migrações é tema de encontro em Trindade do Sul

Durante o dia de hoje (28) foram realizados dois encontros de orientações com o tema: “Proteção Migratória e Documentos”, no auditório da Secretaria da Educação com os representantes da Organização Internacional para Migrações – OIM, organização vinculada a ONU Migrações. O evento foi organizado pelo CRAS de Trindade do Sul em parceria com a Secretaria da Educação.
O coordenador de projetos Iurqui Pinheiro e a assistente de projetos Patrícia Siqueira, ambos representantes da OIM, estiveram palestrando a respeito da organização e do trabalho desenvolvido em todo o país de orientação sobre migrações.
Na oportunidade também apresentaram o projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, que visa dar apoio no processo de integração econômica de migrantes vulneráveis, que está sendo implementado por meio de parcerias com o setor privado e a sociedade civil. Este projeto é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dará suporte aos esforços realizados pelos governos federal, estaduais e municipais, agências do Sistema ONU e organizações da sociedade civil.
Pela parte da manhã estiveram presentes no encontro representantes das escolas, profissionais da saúde, assistentes sociais, vereadores, representantes de organizações religiosas, do poder público municipal e representantes dos municípios vizinhos de Nonoai, Entre Rios do Sul e Três Palmeiras.
Já pela parte da tarde, foram convidados representantes de algumas empresas do município, pois um dos pilares do projeto Oportunidades é facilitar o acesso dos migrantes no mercado de trabalho.
Para a assistente social do CRAS de Trindade do Sul e organizadora do evento, Eva Ivani de Souza Lopes, essas orientações recebidas no dia de hoje, foram de grande valia, pois o município está recebendo muitos migrantes que necessitam de auxílio para obter as suas documentações e para garantir o acesso aos direitos sociais.
Segundo a OIM, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado do país que mais recebeu pessoas de outros países, até o mês de março deste ano. Esse alto número se justifica pelo fato de que o estado é caracterizado por ter mais oportunidades de emprego.

Gostou? Compartilhe!

Veja mais notícias

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda? Fale conosco!
Precisa de Ajuda?
Fale conosco!