A baixa temperatura e o vento, desta semana, considerada a mais fria do ano, devido uma massa de ar polar envolvendo toda a região sul, não foram empecilho para que os agricultores interessados em aprender a respeito do plantio de fruticultura, participassem de mais uma tarde de campo promovida pela Emater/RS – ASCAR, Secretaria da Agricultura e a Cotrisal de Trindade do Sul, na tarde de ontem (28).
Os agricultores foram recepcionados na propriedade do agricultor Edison Alexandre, na Linha Baú II. Os participantes acompanharam duas palestras, uma delas com o engenheiro agrônomo e gerente regional da Emater/RS – ASCAR de Frederico Westphalen Luciano Schwerz, sobre as diferentes opções de irrigação para a fruticultura. A segunda palestra foi com o engenheiro agrônomo da Emater/RS – ASCAR de Palmeiras das Missões Felipe Lorensini sobre a fertilidade do solo.
A engenheira agrônoma e chefe do escritório da Emater/RS – ASCAR de Trindade do Sul, Priscila Baraldi Volpi, agradeceu a presença dos agricultores participantes, enfatizou e agradeceu a parceria, cada vez mais sólida, dos envolvidos no evento.
O Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla esteve presente e agradeceu o empenho da Emater/RS – ASCAR, da Secretaria da Agricultura e da Cotrisal na promoção da tarde de campo. Além disso afirmou que dar assistência aos agricultores e produtores do município, através de capacitações e auxílios é uma das preocupações da Administração Municipal. Tanto que comunicou que a Prefeitura Municipal está com as inscrições para o financiamento junto ao Banco ProTRIN, para os agricultores, com o objetivo de alavancar as atividades agrícolas.
Edison Alexandre, começou a investir na plantação de pêssego em 2011, incentivado por um vizinho que também iniciou essa mesma cultura. Passaram se os anos e Alexandre já possui cerca de 10 hectares de pêssegos plantados com cerca de seis variedades diferentes da fruta, e tem o intuito de plantar mais dois. Apesar do tempo da colheita iniciar em outubro e terminar em dezembro, o trabalho é intenso durante todo o ano, isso que garante um bom desenvolvimento e consequentemente uma boa produtividade.