Todos sabemos a importância da vacinação para manter a saúde em dia. Com o coronavírus não é diferente, pois a vacina impede quase totalmente o desenvolvimento da doença evitando internações e óbitos, independente de marca, ou do laboratório que as produziu. A vacinação é uma ação conjunta, ou seja, se alguns cidadãos escolhem não fazê-la, fica mais difícil diminuir a circulação do vírus.
A expectativa no Rio Grande do Sul é ter vacinado até setembro toda a população acima de 18 anos com pelo menos a primeira dose. No caso do nosso município, segundo a Secretaria da Saúde, foram recebidas 4825 doses, sendo que 4704 já foram aplicadas.
Dessa forma 62.7% da população já recebeu a primeira dose da vacina e 22.3% recebeu as duas doses do imunizante.
Hoje 13 de julho, foram aplicadas a primeira dose da vacina na população em geral acima de 32 anos de idade, na Unidade Básica de Saúde Central-UBS. Amanhã 14 de julho, estará disponível a primeira dose para a população em geral acima de 30 anos de idade.
A respeito da segunda dose das vacinas Fiocruz e Pfizer que o Estado divulgou a antecipação da aplicação, a Secretaria da Saúde orienta que a população fique atenta aos meios de comunicações oficiais da Prefeitura para maiores informações das datas de vacinações.