Moradores que tiveram troca de endereço, precisam providenciar a atualização de seu Cartão Nacional de Saúde (CNS), popularmente conhecido como Cartão SUS.
A atualização é essencial porque é por meio deste cartão que a população tem acesso a todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como consultas, exames, remédios, internações hospitalares, entre outros.
O CNS possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no SUS, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico, por exemplo: sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, etc.
A orientação do Ministério da Saúde é que toda a população realize esta atualização. Além disso a atualização dos dados cadastrais do cartão SUS é requisito para se vacinar contra a Covid-19, e fundamental para evitar filas no momento da vacinação e para que a ação seja realizada da maneira mais rápida possível, evitando aglomerações.
Importante frisar que como a vacina é disponibilizada apenas na rede pública, todos que fazem parte do público-alvo da vacinação precisam ter o cartão do SUS.
A atualização pode ser realizada na Unidade Básica de Saúde Central, de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. É necessário ter em mãos RG, CPF, comprovante de residência atualizado e Cartão SUS antigo.