A XIII Conferência de Assistência Social do Município de Trindade do Sul, foi realizada na tarde de sexta-feira (13), e teve como tema central “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento contou com a presença do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, autoridades municipais, trabalhadores da rede e usuários.
Durante a conferência a Assistente Social da Emater/RS-ASCAR e Conselheira Estadual de Assistência Social Isolete Bacca palestrou sobre o tema central e explicou aos participantes cinco eixos usados para direcionar o debate e a construção de sugestões e diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Vera Lucia Sensolo a conferência foi de extrema importância para a comunidade, pois “foi um espaço de caráter reflexivo, deliberativo que proporcionou o debate e a avaliação de políticas de Assistência Social no sentido de consolidar e ampliar os direitos dos usuários”.
Para a Secretária da Assistência Social Tânia Segalla “a conferência foi importante para a comunidade pois representantes de entidades do município, juntamente com o poder público puderam avaliar e planejar novas prioridades a nível do município, estado e união”.
O Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla também esteve no evento e destacou que “é necessário discutir políticas públicas que possam auxiliar e dar suporte a população, só assim, e também conhecendo a realidade local é possível planejar projetos e direcionar os recursos de forma correta”. Segalla também agradeceu a presença da palestrante, dos participantes e da Emater/RS-ASCAR sempre envolvida nas ações desenvolvidas na comunidade.