A tarde chuvosa, da última sexta-feira (08), não foi empecilho para a realização do evento alusivo ao Dia Mundial da Pessoa Idosa, comemorado dia 1º de outubro. Muitos saíram de casa, com seus guarda-chuvas, item indispensável nesses últimos dias e compareceram no Ginásio Municipal no evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social, CRAS e Emater de Trindade do Sul.
O objetivo do evento era dialogar com a população idosa sobre alguns temas importantes relacionados aos direitos da pessoa idoso e à saúde. Além disso profissionais da área da saúde realizaram a aferição da pressão arterial, teste rápido de diabetes, também deram orientações sobre exercícios respiratórios, e de fortalecimento geral, além de orientações para a prevenção de queda e de saúde bucal. Já os profissionais de educação física, deram orientações sobre atividades físicas e realizaram avaliações do índice de massa corporal.
A Emater de Trindade do Sul, parceira do evento, deu orientações sobre a produção de alimentos para o auto consumo, e também distribuiu mudas de mandioca, sementes crioulas e mudas de plantas medicinais.
A animação da tarde ficou por conta do Seu Luiz dos Santos e da Dona Lurdes, que tocaram gaita e cantaram algumas músicas, dando aquela saudade dos tradicionais bailes da terceira idade, nos participantes.
Os organizadores do evento agradecem a participação de todos e se sentem motivados em realizar mais momentos assim, onde os idosos puderam se descontrair, conversar, buscar orientações, trocar experiências, rever amigos, mesmo com algumas restrições devido a pandemia foi um dia de descontração e também de cuidado à saúde.