1. Início
  2. |
  3. Saúde
  4. |
  5. Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti é realizado em Trindade do Sul

Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti é realizado em Trindade do Sul

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Telegram
WhatsApp

No dia de ontem (29) os(as) Agentes Comunitários de Saúde estiveram realizando o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti – LIRAa, na área urbana do município. Este levantamento consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos, permite conhecer a distribuição do vetor de transmissão (Aedes aegypti) e deve ocorrer quatro vezes ao ano.

Essa busca é realizada numa porcentagem das residências da área urbana do município. A proporção das residências abrangidas pela coleta é definida por um sorteio que é indicado pelo próprio programa. Durante este trabalho foram encontradas larvas do mosquito em algumas localidades, as mesmas foram coletadas e enviadas para análise.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente faz um alerta à população, para que se tome os devidos cuidados de prevenção a procriação do mosquito. Mesmo vivendo uma pandemia, e sendo um período de poucas chuvas, não podemos esquecer desse vilão que fica ainda mais perigoso no verão. O mosquito que é transmissor de doenças como a Dengue, o Zika vírus, a Febre Amarela e a Chikungunya tem como principal ambiente de multiplicação, os locais com água parada.

É importante que cada um realize vistoria nos arredores de suas casas, eliminando qualquer recipiente com água parada, assim, diminuindo a possibilidade da reprodução do Aedes aegypti. Neste combate, é preciso que cada um faça a sua parte!

 

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp

Veja mais notícias

Pular para o conteúdo