Com o objetivo de debater assuntos relacionados a área de Segurança Pública, nesta quarta-feira (23), o prefeito Elias Segalla, recebeu em seu gabinete policiais civis e militares, juntamente com a equipe técnica do Executivo Municipal. Estiveram presentes representando a Polícia Militar o Subcomandante Major Detoni, Sargento Belé, e o capitão Ailton, da Polícia Civil, delegado Dr. Ênio Tassi e o investigador Eduardo Boeing, juntamente com os representantes jurídicos do município, Claúdio Linhares e Geovana Pereira.
Na oportunidade o prefeito Elias Segalla, reivindicou o aumento do efetivo de policiais militares e falou sobre a importância da instalação de uma delegacia de Polícia Civil no município, salientando que o aumento constante da população justifica o pleito.
Atualmente, Trindade do Sul está na área de abrangência da 11 Delegacia Regional de Polícia Civil de Erechim, sob coordenação do delegado Dr. Ênio Tassi, que atende os municípios de: Nonoaí, Trindade do Sul, Rio dos Índios e Gramado dos Loureiros.
Entre as ações acordadas durante a reunião ficou definido a elaboração do termo de cooperação entre o Estado e Município, transferindo a gestão do sistema de monitoramento por câmeras que estava instalado no prédio da Prefeitura Municipal e foi transferido para o prédio da Brigada Militar no início deste ano.
Na oportunidade foram iniciadas ainda as tratativas para a instalação do “Cercamento Eletrônico” por câmeras, o sistema irá contar com câmeras que serão colocadas em pontos estratégicos visando monitorar a entrada e saída de veículos com a identificação de placas.
A tecnologia também irá contribuir com a segurança pública, com a implantação do sistema de georreferenciamento, serviço que irá cadastrar as propriedades rurais, definindo sua área e posição geográfica através de métodos de levantamento topográfico, descrição de limites e características, possibilitando que a Brigada Militar chegue nas ocorrências na zona rural com mais rapidez, além de facilitar na busca de suspeitos com posicionamentos geográficos exatos.