Com o objetivo de eleger a diretoria do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, além de definir o plano de aplicação para o Fundo Municipal de Proteção aos Animais, no início da manhã de hoje (08), se reuniram no gabinete da Prefeitura Municipal representantes governamentais e representantes da sociedade civil.
O Fundo Municipal de Proteção aos animais, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, tem como intuito financiar ações voltadas a saúde, proteção, defesa e bem-estar de animais domésticos. Já o Conselho Municipal é um órgão colegiado de caráter consultivo, de cooperação governamental nas políticas públicas desta causa, que fiscalizará a aplicação dos recursos deste fundo.
Dentre as responsabilidades do Conselho Municipal de Proteção aos animais, está a de auxiliar na formulação de diretrizes e no controle da execução das políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal; promover, organizar ou apoiar campanhas educativas sobre o assunto; promover, organizar ou apoiar a realização de estudos, planos programas, projetos e demais ações relativas a este tema, dentre outras.
Durante a reunião foi eleita a diretoria do Conselho, ficando como presidente a fiscal de obras, postura e vigilância sanitária da Prefeitura Municipal Monalisa de Witt Ardenghy, vice-presidente o veterinário da Secretaria de Agricultura Renato Michael do Santos e como secretário a auxiliar administrativo da Emater Keli Mary Fontana.
Participaram da reunião também o Prefeito Municipal, Elias Miguel Segalla, que garantiu todo o apoio da administração para esta causa. Além dele, estiveram presentes também o Secretário de Administração Ivo Borges Chagas; a fiscal de obras, postura e vigilância sanitária Monalisa de Witt Ardenghy; a bióloga do meio ambiente Fabiana Machado; a funcionária do controle interno Jasieli Tagliari; a técnica da enfermagem da Secretaria de Saúde Rosa Candido da Silva; a coordenadora do CRAS Poliana Cardoso; o veterinário da Secretaria de Agricultura Renato Michael dos Santos; a responsável pela inspetoria veterinária Elisane Clivatti. Representando a sociedade civil, estiveram presentes o soldado da Brigada Militar Elvis Putti; a presidente de um dos grupos da terceira idade, Neraci Rodrigues da Silva e a auxiliar administrativa da Emater Keli Mary Fontana.