O Prefeito Municipal Elias Segalla assinou, na última sexta-feira (03) o Decreto que coloca todo o município de Trindade do Sul em situação de emergência, em consequência da redução das precipitações pluviométricas, a ausência de chuvas previstas para a temporada, que comprometeram as reservas hidrológicas locais, e consequente dano humano no tocante ao abastecimento de água potável.
O decreto foi elaborado com base nos relatórios feitos pelas Secretarias de Assistência Social, Agricultura e Obras e também pela Emater de Trindade do Sul. Conforme o documento fica autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para minimizar os efeitos do desastre. Dentre algumas ações, está sendo realizado o fornecimento de água no interior do município.
A Corsan informou a Prefeitura Municipal, que não está descartado um período de racionamento, enquanto não houver a normalização das chuvas. No sábado a companhia realizou o abastecimento dos reservatórios de água, na tentativa de normalizar a situação atual.
Na sexta-feira o Prefeito Municipal recebeu em seu gabinete, representantes da Defesa Civil Estadual Ademar Nagel e Charles Teixeira. Os mesmos estão acompanhando e realizando o levantamento da situação do município e orientando as próximas ações a serem feitas, juntamente com o responsável pela Defesa Civil Municipal Clauber Cassaro. O uso correto e consciente da água potável, apenas para o consumo humano é uma das principais orientações, para toda à população.