Na manhã de hoje (02) foi realizada uma importante reunião do Conselho de Alimentação Escolar – CAE. Na oportunidade foi realizada a prestação de contas da merenda escolar, e aprovação da mesma pelos conselheiros.
Participaram da reunião a Secretária de Educação Marilaine de Souza da Rosa e representantes das Escolas Municipais e de entidades.
A secretaria de educação conta com uma nutricionista responsável pela promoção da saúde no ambiente escolar. A profissional tem como obrigação promover a construção de hábitos alimentares saudáveis, planejar os cardápios que previnam a obesidade infantil e conscientizar gestores e profissionais da educação por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional.
De acordo com a Resolução CD/FNDE nº 6/2020, art. 22: É proibida a utilização de recursos no âmbito do PNAE para aquisição de alimentos e bebidas ultraprocessados. Outra recomendação importante é sobre como a oferta precoce de açúcar é prejudicial à saúde da criança e proporciona um aumento do risco de sobrepeso, obesidade, diabetes e cáries, por isso a importância de uma profissional da nutrição no ambiente escolar.
Fonte: Ministério da Educação