No dia 28 de fevereiro de 2024, a equipe de Vigilância Sanitária e agentes de combate a endemias, realizaram uma ação no cemitério municipal de Trindade do Sul. O objetivo da operação foi eliminar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em meio à atual epidemia de dengue na região.
Durante a ação, foram identificados e eliminados diversos criadouros do mosquito, como vasos, baldes, plástico e garrafas pet. Destaca-se a necessidade urgente de medidas preventivas por parte da população, pedindo que ao visitarem seus entes queridos, retirem os plásticos dos vasos de flores, uma medida simples que pode contribuir significativamente para a redução dos focos de proliferação do mosquito. Em especial, solicitamos aos construtores que eliminem as sobras e lixos de obras, retirando do local.
A população é alertada sobre a importância de manter vigilância constante em suas residências e locais de convívio, adotando medidas preventivas como a eliminação de recipientes que possam acumular água. Nos locais públicos, também precisamos fazer a nossa parte fazendo o descarte correto, lixo é na lixeira.
Essas ações são fundamentais para conter a propagação do mosquito e, consequentemente, reduzir os casos de Dengue. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais nesse esforço coletivo de combate à epidemia.