No dia de ontem (04), foi realizada uma importante reunião sobre o andamento do Programa Rumo Novo de Georreferenciamento, em Trindade do Sul, no Gabinete do Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla, com a presença do criador do programa André Martinovski.
Segundo André o programa tem como objetivo georreferenciar, ou seja, realizar um procedimento para conhecer a posição geográfica de uma propriedade ou área rural, além de mapear as estradas rurais, através de coleta e análise de dados geográficos.
A Prefeitura Municipal em parceria com a Brigada Militar, trouxe o programa ao município para facilitar e agilizar o atendimento de ocorrências no meio rural, principalmente para atividades de emergências policiais, médicas e incêndios.
Nos próximos dias, 770 placas de identificação serão instaladas em propriedades rurais do município, contendo um número de identificação da propriedade e também contatos de emergência.
Na prática, como isso funciona:
Cada placa tem um código de identificação (TDS 000) contendo as iniciais do nome do município, seguido de três números. Em caso de alguma emergência o morador deve entrar em contato com a Brigada Militar, SAMU, ou até mesmo a Prefeitura e as Secretarias Municipais, e dizer este código para que sua localidade seja rapidamente localizada.
Segundo André existem inúmeras vantagens disto para o município, enfatizando principalmente que o programa trará mais segurança aos moradores do interior, a exemplo dos outros 42 municípios do Estado que já possuem o programa. Trindade do Sul é o primeiro município da região da AMZOP a instalar o programa.
A Prefeitura Municipal investiu aproximadamente R$90 mil reais entre compra de equipamentos para cadastrar as propriedades, confecção das placas e no aplicativo do programa que ficará disponível para a Brigada Militar, Samu e Prefeitura.
O Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla, agradeceu e parabenizou André pelo desenvolvimento do Programa Rumo Novo, agradeceu também aos servidores que foram responsáveis por cadastrar todas as propriedades rurais e enfatizou que é gratificante saber que as famílias do nosso do interior do município terão mais segurança e um rápido atendimento em casos de urgência e emergência.