Na quarta-feira (10), Trindade do Sul recebeu a visita de Jeanine Godoi, representante da FORSUAS – MDS, e de Simone Penã, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Elas foram recepcionadas pela secretária de Assistência Social, Daniela Mesa Casa, em um encontro que contou também com a presença do prefeito Odair Pelicioli, da primeira-dama Clena Pelicioli e da equipe técnica do setor.
A reunião de apoio técnico teve como pauta a Portaria nº 1.103 do MDS, de 28 de julho de 2025, que trata do repasse emergencial de recursos federais para a oferta de ações socioassistenciais em municípios que receberam migrantes e refugiados, em razão da crise humanitária na Venezuela.
Por meio desta portaria, Trindade do Sul foi contemplado com R$ 549.600,00, recurso exclusivo para o desenvolvimento de políticas voltadas às famílias migrantes venezuelanas residentes no município.
O encontro também contou com a participação da turma de oficina de português dos migrantes, que deram depoimentos sobre sua experiência, destacando a acolhida recebida, as dificuldades enfrentadas e o sentimento de pertencimento: “nos sentimos brasileiros e venezuelanos”.
Além disso, o grupo fez apresentações culturais, incluindo uma música nativista e a “Oração da Família” em espanhol, mostrando o esforço em priorizar o aprendizado do português sem deixar de preservar sua identidade cultural.
O Governo Municipal reforça seu compromisso em garantir políticas de assistência social eficazes, assegurando acolhimento, respeito e dignidade às famílias migrantes que hoje fazem parte da comunidade trindadense.









