Na sexta-feira, 19 de setembro, uma comitiva de Trindade do Sul esteve em Esteio (RS) para participar da capacitação em Primeira Infância Refugiada e Migrante. Nosso município foi um dos quatro selecionados para apresentar boas práticas no atendimento a crianças migrantes e refugiadas, promovendo troca de experiências com gestores e equipes técnicas de outros municípios.

A comitiva contou com a secretária de Assistência Social, Daniela Mesa Casa, a primeira-dama, Clena Pelicioli, a assistente social Daiane Peruzzo e a mediadora cultural Siulkairen Calderón. Daniela apresentou ações do município, como o Censo Imigrante e a Carteirinha do Cidadão Migrante Venezuelano, que garantem acesso facilitado aos serviços de assistência social.

Siulkairen destacou a importância da mediação cultural, enquanto Clena reforçou que Trindade do Sul mantém braços abertos para a Operação Acolhida, ação do governo federal que oferece acolhimento às famílias migrantes.

O município recebeu recentemente R$ 549.600,00 para ações da Operação Acolhida, destinados exclusivamente à assistência social. Para conhecer de perto o espaço e o atendimento, recebeu a visita de Jeanine Godoi, representante da FORSUAS – MDS, e de Simone Penã, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, que realizaram uma visita técnica e verificaram o trabalho realizado.

A capacitação ressaltou a importância de políticas públicas integradas para crianças migrantes e refugiadas na primeira infância, período crucial para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. A participação de Trindade do Sul reforça o compromisso com acolhimento, inclusão e boas práticas no atendimento a famílias migrantes.

#TrindadeDoSul#AssistênciaSocial#PrimeiraInfância#RefugiadosEMigrantes#OperaçãoAcolhida#BoasPráticas