Teve início na quinta-feira, 15 de janeiro, em Trindade do Sul, o Programa Desassorear RS, que tem como objetivo a limpeza e desobstrução dos córregos e sangas que atravessam o perímetro urbano, melhorando o escoamento das águas pluviais e prevenindo alagamentos.
O início dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Odair Pelicioli, pelo engenheiro Rodrigo Faé, além de engenheiros e responsáveis técnicos do programa.
Trindade do Sul foi contemplada com a iniciativa, que atende a uma demanda antiga da comunidade e busca reduzir prejuízos causados por alagamentos registrados em períodos de chuvas intensas.
Ao todo, dois trechos do perímetro urbano receberão as intervenções, com os trabalhos tendo início nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro.
O primeiro trecho está localizado na região norte, iniciando nos fundos da Escola Jesus Maria José, passando pelos loteamentos Cidade Nova I, Conviver e Esperanza, fundos do Bairro Copatrin, Condomínio 77 Park, até a propriedade da família de Fidelis Galatto.
O segundo trecho contempla a região sul, com início antes da SART, passando por trás de chácaras urbanas, seguindo até a propriedade de Fabiano Stradiotti, fundos do Loteamento Sol Nascente, proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto da CORSAN, acompanhando o curso do córrego até a sede do Cacique Futebol Clube.
A Administração Municipal reforça que todas as intervenções seguem rigorosamente as normativas ambientais vigentes, com acompanhamento técnico especializado e total conformidade com a legislação, garantindo responsabilidade ambiental durante a execução dos serviços.
A Administração Municipal pede a compreensão da população durante a execução dos trabalhos, que podem gerar movimentação de máquinas, e destaca que as ações são fundamentais para garantir mais segurança, prevenir alagamentos e acompanhar o crescimento do município.
O Programa Desassorear RS representa mais um importante passo nas melhorias urbanas do município, promovendo mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para a população trindadense.



