Na manhã de quarta-feira (26), o prefeito de Trindade do Sul, Odair, juntamente com o vice-prefeito Ricardo, o secretário de Agricultura, Otacir, e o coordenador da Defesa Civil, Clauber, estiveram reunidos com o SD Charles e o SD Siqueira, adjunto da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Frederico Westphalen (Crepdec 7).

O encontro teve como pauta principal os impactos da estiagem que atinge não apenas Trindade do Sul, mas diversos municípios do Rio Grande do Sul. A falta de chuvas tem causado prejuízos significativos à agricultura e pecuária, comprometendo a produção de grãos, a alimentação do gado e o abastecimento de água para as famílias rurais.

Diante desse cenário crítico, foi decretada situação de emergência no município. Agora, o decreto aguarda homologação pelo Governo do Estado e reconhecimento por parte do Governo Federal para que medidas de apoio e recursos possam ser destinados à população afetada.