Voltadas para professores da pré-escola, as formações têm como objetivo promover o letramento e o desenvolvimento da linguagem das crianças de 0 a 6 anos, respeitando cada fase do seu desenvolvimento. A proposta é garantir o direito à linguagem escrita desde a infância, por meio de ações que integram leitura, escrita e oralidade à rotina das turmas.
A LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) é um programa nacional que oferece formação continuada a educadores, com foco em práticas pedagógicas que envolvem interações, brincadeiras e atividades que ampliam as experiências das crianças com a linguagem.
Durante os encontros, os professores participam de debates, dinâmicas, leituras e análises de materiais que abordam temas como currículo, literatura infantil e linguagem oral e escrita. Também são realizados seminários temáticos, como “Oralidade e Narrativas Infantis”, que aprofundam o conhecimento dos educadores sobre a importância da linguagem no processo de alfabetização.
Em Trindade do Sul, o trabalho tem sido coordenado pela professora Josele Ascoli, articuladora local do Programa Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, e pela professora Marli da Silva De Carli, coordenadora do Programa Alfabetiza Tchê. Juntas, elas acompanham e orientam os professores da Rede Municipal de Ensino, garantindo a efetividade das ações propostas.
A LEEI Sul também oferece formações a distância, ampliando o acesso de mais educadores ao conteúdo. A iniciativa é realizada em parceria com redes e sistemas de ensino de vários estados, incluindo o Rio Grande do Sul.
🌟 Investir na formação de quem ensina é garantir o futuro de quem aprende!









