No dia 17/06/2025, Terça-Feira, às 9h, reuniram-se no Auditório da Secretaria de Educação de Trindade do Sul/RS, os membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e demais presentes para a oitiva municipal. Com o objetivo de definir o destino e aplicação dos recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) no valor de R$ 67.301,76 (Sessenta e sete mil, trezentos e um reais e setenta e seis centavos).

Dando início aos trabalhos, esclareceu- se inicialmente que o Município deve se guiar pelos princípios da Administração Pública, entre eles: a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, publicidade, transparência e eficiência; ainda foi feito uma breve explanação sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, seus objetivos e seus destinatários; prosseguindo foi esclarecido aos presentes sobre a elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), a partir desta oitiva, o prazo para o planejamento das metas e ações de aplicação de recursos do PAR. Logo após as explanações referentes à contemplação da PNAB, iniciou se o diálogo para definir a aplicação do recurso. A Secretaria de Cultura sugeriu a aplicação do recurso em eventos culturais do Município, tais como, o Jantar do Frango, a Semana Farroupilha e as Festividades Natalinas.

Os membros do Conselho Municipal de Política Cultural e demais presentes aprovaram por unanimidade a aplicação do recurso no Jantar do Frango, evento este tradicional do Município, na Semana Farroupilha e também nas Festividades Natalinas.