1. Início
  3. Educação
  4. |
  5. Adaptações nas escolas para o retorno das aulas presenciais

Adaptações nas escolas para o retorno das aulas presenciais

Com o retorno das aulas presenciais liberado pelo Decreto Estadual e Municipal de Bandeira Vermelha, a Secretaria da Educação, o Centro de Operações Emergenciais das escolas (COE) e as direções das Escolas Municipais, estão trabalhando intensamente nas adaptações das escolas, para garantir a segurança e a saúde dos alunos, professores e funcionários.
A orientação do Governo Estadual é de um retorno de ensino híbrido, de forma remota ou presencial, cabe aos pais e responsáveis definirem qual formato seu filho irá fazer.
A Secretaria Municipal de Educação, optou pelo retorno presencial de forma gradativa, a partir de segunda-feira 3 de maio. Neste primeiro momento, voltará as aulas para o Ensino Infantil, para os alunos de 4 e 5 anos e o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Na Escola Jesus Maria José também retornará os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental.
A ocupação das salas deve respeitar o distanciamento de 1m e 50cm entre classes, incluindo o professor. O ensino híbrido irá atender metade de uma turma em um dia, e a outra metade no outro dia, com 3 horas de aulas mais 15 minutos de intervalo para lanche.
Os estudantes devem ter materiais individuais e as atividades coletivas com aglomerações e contato físico estão proibidas, como recreio ou brincar nos parquinhos. A merenda escolar será servida dentro da sala de aula, para evitar tumulto e aglomeração. No portão das escolas terá um responsável pela aferição de temperatura, de todos que entrarem nas escolas, em cada sala de aula haverá disponível álcool gel, os corredores e áreas externas estão demarcadas com adesivos para orientar sobre o distanciamento.
Caso os pais ou responsáveis optarem por não enviarem seus filhos para as aulas, os mesmos devem garantir a continuação dos estudos de forma remota, como está acontecendo no momento.
E para assegurar o cumprimento das medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19 todas as escolas municipais possuem o Centro de Operações de Emergências – COE, no qual foi dado a tarefa de desenvolver e aprovar um plano de contingência, com todas as normas e regras adaptados para a realidade atual, tão necessários para esse retorno.
A Secretaria da Educação pede aos pais e responsáveis que fiquem atentos aos grupos de WhatsApp das escolas, redes sociais e na rádio para acompanhar as próximas orientações.

Gostou? Compartilhe!

Veja mais notícias

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda? Fale conosco!
Precisa de Ajuda?
Fale conosco!