1. Início
  2. |
  3. Notícias
  4. |
  5. Professores da rede municipal de ensino participam de formação presencial

Com o objetivo de ser uma pessoa melhor, não perfeito, apenas melhor que ontem, os professores da rede municipal de ensino participaram de uma formação presencial, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, com a participação da consultora educacional Lucineia Castro da Editora FTD, sistema Sim o qual o município é parceiro no material didático.

Esta formação aconteceu em diferentes momentos, devido os protocolos da COVID-19, também para contemplar as diferentes modalidades de ensino. Na manhã de terça-feira (28) aconteceu um encontro com as direções de todas as escolas municipais. Já no período da tarde a formação foi para os professores da educação infantil. Na quarta-feira (29) pela parte da manhã, os trabalhos foram direcionados para os professores das séries iniciais do ensino fundamental e pela parte da tarde para os professores das séries finais do ensino fundamental.

A Secretária de Educação Marilaine de Souza da Rosa fez a abertura de todos os dias, enfatizando a importância das escolhas que cada um faz na sua vida e o quanto isso reflete no nosso dia a dia. “Cada professor que aqui está escolheu estar presente neste dia de formação, cada professor escolheu, sua profissão, por isso devemos sempre dar o nosso melhor, por nós, e por nossos alunos, para nossa vida ter sentido e para fazer valer as nossas escolhas”.

O Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla também participou da abertura dos eventos e enfatizou que a Administração Municipal está empenhada em garantir uma educação de qualidade e também pediu aos professores empenho e dedicação para incentivar e inspirar cada aluno. O vice prefeito Tarciso Rossatto esteve presente na última tarde e ressaltou a importância da educação continuada, destacando também a importância dos vínculos que se criam entre professores e alunos.

Ainda na abertura dos eventos os professores puderam assistir a apresentação de Talita Machado, cantora da Igreja Assembleia de Deus, onde a mesma destacou que os professores são espelhos para seus alunos.

E por fim os trabalhos foram conduzidos pela consultora da FTD Lucineia de Castro. Com os professores da educação infantil, foram trabalhados assuntos referentes a importância da BNCC e de desenvolver as habilidades essências. “A educação infantil é a base, devido ela ser a base nós precisamos que as crianças brinquem e esse é um dos dois grandes eixos da BNCC, interação e brincadeira. E a gente precisa que a partir disso se desenvolva as habilidades, dentro dos direitos de aprendizagem, dentro dos campos de experiência” afirma Lucineia.

Já com os professores das séries iniciais, foram abordados temas sobre o plano de retomada. “Estamos trabalhando com que os professores entendam que não são só conteúdos que eles devem avançar e registrar, mas o que eles precisam é desenvolver as habilidades essenciais” conforme destaca Lucineia Castro. Neste dia também foi explorado o uso da plataforma de ensino “iônica”.

Com os professores das séries finais também foi trabalhado esse plano de retomada, mas com o foco voltado para o uso da plataforma iônica, disponível tanto para alunos, professores e pais. Nesta plataforma está disponível redações, orientações, para serem trabalhados a produção de texto e a matemática, pois segundo Lucineia “a gente vai trabalhar muito forte a língua portuguesa e a matemática, porque é daqui que vamos conseguir trabalhar os outros componentes”. Lucineia também reforçou a necessidade de os professores utilizarem o manual do professor disponível no material pois lá se encontra todo o planejamento estruturado, é ele que vai nortear o trabalho do professor.

Conversando com a professora do segundo ano B da Escola Jesus Maria e José e da Creche Municipal Francieli Aparecida Escobar Bess ela disse que foi incrível e maravilhoso, esse momento, pois “a gente se sente motivado, estávamos precisando desse ‘clique’, sair daquela zona de conforto. Nós ficamos tanto tempo em aulas remotas e continuamos fazendo formação, mas online, e não é a mesma coisa que o presencial, como nossos alunos precisam dessa motivação, nós professores também precisamos para dar um ensino de qualidade para eles”. Questionada sobre o que ela levaria de novo para a sala de aula, Franciele respondeu: “Nossa, muitas coisas, bastante jogos, dinâmicas para fazer com eles, construir, pois é isso, o construir, o criar que faz com que faça sentido para as crianças”.

A Secretaria de Educação agradece todos os professores pela presença maciça, as equipes diretivas das escolas pelo apoio, a consultora educacional Lucineia Castro da Editora FTD, pela excelente formação, a Nutricionista Rosângela Kunz e as serventes das escolas que preparam o lanche delicioso, a Talita que emocionou a todos com seu canto, a Câmara de Vereadores pela cedência do espaço, e a Administração Municipal, por acompanhar e apoiar estes eventos.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Telegram
WhatsApp

Veja mais notícias

Skip to content