Manter o corpo em movimento é um dos importantes requisitos para ter uma vida mais saudável, pensando nisso os profissionais de fisioterapia e de educação física da Unidade Básica de Saúde Central estão desenvolvendo trabalhos em conjunto para melhorar o tratamento de pacientes.
No decorrer dos atendimentos de fisioterapia, as profissionais avaliam a evolução dos pacientes e após o término do tratamento fisioterápico, se os pacientes forem aptos a desenvolver atividades físicas, estes são encaminhados para as oficinas de atividades físicas ofertadas no Ginásio Municipal e na academia ao ar livre.
Estas atividades acontecem todas as segundas e quartas-feiras no período da manhã. Seguindo todos os protocolos de segurança da pandemia, o instrutor orienta atividades de caminhadas, fortalecimento muscular, resistência e atividades de HIIT.
Segundo o professor de educação física Fábio Rodrigues, “a prática de atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, controla os níveis de colesterol e pode ser uma importante aliada no tratamento de depressão e ansiedade”.
A fisioterapeuta Eliane Schwantz, comenta que ao longo dos anos os profissionais da fisioterapia perceberam que muitos pacientes crônicos que estão na lista de espera de atendimento só necessitavam dar continuidade praticando alguma atividade física. “Nosso trabalho também é orientar os pacientes a continuar se movimentando em casa, porém com o tempo muitos não continuavam, por diversos motivos e com esse grupo de atividades, os pacientes se sentem mais motivados e também possuem um acompanhamento profissional especializado, para assim manter o fortalecimento e alongamento muscular necessário obtido com o tratamento de fisioterapia” afirma Eliane.
Ficou interessado, mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (54) 3541 1085.