1. Início
  2. |
  3. Notícias
  4. |
  5. Lançamento Oficial do ProTrin é realizado na Abertura da Semana do Município

Lançamento Oficial do ProTrin é realizado na Abertura da Semana do Município

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Na manhã de sexta-feira, 10 de dezembro, aconteceu o Abertura da Semana de Município de Trindade do Sul, com o lançamento oficial do Programa Trindade de Resultados e Inclusão – ProTrin, nas dependências da Câmara de Vereadores.

O Governo Municipal institui o ProTrin que nasceu da necessidade de criação e organização de políticas públicas municipais, com capacidade de melhorar a vida dos trindadenses em todas as áreas, da administração pública englobando um conjunto de políticas públicas econômicas planejadas para os próximos anos, com uma previsão de investimento de mais de 10 milhões de reais nos próximos quatro anos.

Devido a essa organização a administração começou a criar fundos municipais de recursos financeiros para apoio, custeio e investimento na população. Os fundos acumulam recursos financeiros para serem investidos e repassados ao cidadão através de financiamentos ou custeio de casa própria, investimento na agricultura, preservação do meio ambiente, ações na educação na saúde, no esporte, no bem estar e em melhorias no perímetro urbano.

Os presentes no evento puderam acompanhar a assinatura de alguns contratos de adesão do ProTrin, por alguns beneficiados, de programas já em andamento. Tais como o ProTrin Mais Leite; ProTrin Cultivando água para recuperação de nascentes; ProTrin Auxílio Silagem; Banco Protrin; ProTrin Café da manhã na escola; ProTrin Inclusão Digital; ProTrin Habitação e ProTrin Estruturação Rural. Todos estes projetos foram apresentados à comunidade, além de contarem com alguns parcerias para as suas implantações. Um destes parceiros é a Emater que muito contribuiu para vários programas.

O gerente regional da Emater RS Ascar de Frederico Luciano Scwwerz, destacou que Trindade do Sul é um grande exemplo de desenvolvimento com a agricultura, também com a presença do frigorífico que tem impulsionando muito a região, ele agradeceu a Prefeitura e a comunidade por esse grande momento. “Muito mais que projetos, são trabalhos que estão acontecendo e estão sendo desenvolvidos. Essa iniciativa, pode parecer simples, mas na região ela não é comum, e isso faz a diferença, na vida das pessoas que produzem” enfatizou Schwerz.

A presidente da Acisa de Trindade do Sul Raquel Poloni, destacou o crescimento de Trindade do Sul ao longo dos últimos anos, trazendo dados. Em 2021 Trindade do Sul tinha um PIB de 70 e poucos milhões de reais e em 2018 o PIB passa 170 milhões de reiais. Além disso já passam de 600 empreendimentos no município somando empresas industriais e comerciais e microempresas. Esse é o crescimento de Trindade do Sul”. A respeito dos programas apresentados, Raquel disse que quando vê investimentos na área da educação, área da agricultura familiar isso a  alegra, “pois estamos plantando, mas há muito o que fazer. Com a união e a necessidade de todos é que a gente vai colher um cidade e um futuro melhor para nossos filhos”.

Clomar Lizzi, o idealizador do Banco ProTrin, agradeceu a administração por acreditar na sua ideia, pois segundo ele o agricultor, não precisa de nada dado, mas sim precisa de incentivo e espera que com o tempo esse financiamento ajude ainda mais pessoas.

A vereadora e Presidente da Câmara Eliane Vigne Machado, agradeceu o convite para o evento e sugeriu que também fosse implantado nas escolas municipais o almoço, além do café da manhã.

O Deputado Marcon, presente no evento deu os parabéns por Trindade do Sul ter programas que abrangem da agricultura à educação. “É necessário olhar para o nosso povo, para a nossa micro e pequena empresa”. Ele ressaltou também que programas assim são necessários em todos os municípios e deveriam ser de iniciativa do governo federal também.

O Vice-Prefeito Tarciso Rossatto, em sua fala comentou sobre o surgimento do ProTrin que “surgiu a partir de vários sonhos e que vieram de encontram com as necessidade da comunidade. Nossa ideia sempre foi priorizar a experiência técnica, para que pudéssemos desenvolver projetos de qualidade com planejamento das obras e das ações. Queríamos criar formas de ter recurso para cada área, orçamentos específicos para que cada obra fosse iniciada e finalizada” complementou.

Tarciso também agradeceu a todos que trabalham nos bastidores dos projetos, aos secretários e funcionários da administração, em especial a Silvanio Dias que conseguiu colocar o sonho do ProTrin no papel, além da Emater que segundo ele, aprendeu a acreditar nos projetos do governo.0

Já o Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla destacou o crescimento virtuoso de Trindade do Sul, e por isso é importante investir nas pessoas, e em boas ideias, como o do Clomar Lizzi. “Parecia muita pouca coisa 5 mil reais, mas para algumas pessoas é o início de alguma coisa que vai crescer”. Em sua fala Segalla enfatizou também que quem decide quem são os beneficiados são os Conselhos, ou seja “não tem política em cima”.

Segundo Segalla, o governo busca levar melhores condições de vida para todos os trindadenses, ruas de qualidade, iluminação pública de qualidade, boas estradas para os agricultores e por isso é importante aprovação dos projetos do governo pelo legislativo.

Segalla aproveitou a oportunidade e informou a população que nesta semana estará indo a Porto Alegre assinar o convênio com o Governo do Estado para a liberação do dinheiro para o projeto da ciclovia que ligará o distrito industrial até a JBS.

Participaram do evento os secretários municipais, representantes de entidades, representantes de municípios vizinhos, beneficiados dos programas ProTrin. A comunidade pode acompanhar o evento pelo Facebook da Prefeitura Municipal.

 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja mais notícias

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda? Fale conosco!
Precisa de Ajuda?
Fale conosco!
Skip to content