No mês passado, o jovem João Arthur Tirelli Riboli, de 17 anos, assinou contrato de formação com o Grêmio Futebol Porto Alegrense. Uma conquista que vem se desenhando há anos, ainda quando João Arthur tinha seis anos de idade.
Segundo os pais do atleta, Roberto Riboli e Nábia Tirelli, João Arthur desde muito pequeno, sempre foi apaixonado por bola, brincava muito, cansava toda a família e conseguia chutar a bola com os dois pés. Os pais sempre incentivavam e trabalhavam diariamente em busca das conquistas e do grande sonho do filho e da família.
Aos seis anos de idade, participou de sua primeira intersérie no município, com o Professor Itamar Basso (in memoriam). Já nessa idade, jogava muito bem, tinha noção e força.
Aos sete anos, começou a jogar campeonatos na cidade vizinha de Nonoai. Após esse período, juntamente com o atual coordenador de esportes de Trindade do Sul, João Adenilso dos Santos, popular Camelo, participou de diversos campeonatos por todo o estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sempre em busca de uma oportunidade para entrar em um grande time.
Camelo sempre foi um incentivador e ajudou muito João Arthur a ter oportunidades no futebol. Com nove anos de idade, o atleta já se destacava na região, tanto que times de outras cidades o convidavam para jogar, em suas equipes, nas competições de futsal e campo.
Das várias equipes que João Arthur jogou, vale destacar a Escolinha do Grêmio Benfica do Professor Rodrigo Riboli, tendo a participação em vários campeonatos onde conquistou diversos troféus e também a artilharia, entre eles na Copinha Tricolor em Posto Alegre; com Os Medonhos de Trindade do Sul, também sempre foi destaque como artilheiro fazendo grande diferença na sua equipe.
Em 2018 começou a treinar com a equipe Sercesa de Futsal de Carazinho, onde seus pais o levavam duas vezes na semana para treinar, João Arthur também teve a oportunidade de competir alguns campeonatos também importantes, como a Tacinha RBS e o Copa Sul Brasileira de Futsal em Balneário Camboriú onde levou o nome e a bandeira do nosso município; e também diversas competições pelo FutiBase Chapecó, como BG PRIME BRASILEIRA, Copa Condá Cup dentre outras. Defendeu também É os Guri Futsal Passo Fundo, Ronda Alta Futsal, CRC futsal, Borussia PF, Ipiranga Sarandi, Pelotas Futebol Clube entre diversos outros.
Já em 2022, assinou seu primeiro contrato com a equipe AZURIZ no Estado do Paraná, aos 15 anos de idade. Segundo Nábia “nunca foi fácil pra mim como mãe deixar o Thuy sair e ser independente, pois eu estava sempre junto, quando a primeira oportunidade surgiu e ele teve que morar sozinho com 15 anos foi muito sofrido tanto pra mim quanto pra ele, mas a recompensa, o aprendizado e o desenvolvimento não se resumem!”
Em 2023 João Arthur assinou contrato com a equipe APAFUT de Caxias do Sul, parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS, mais perto de casa e da família.
E enfim o contrato com um clube grande foi assinado. Em fevereiro de 2024 João Arthur assinou contrato com o Grêmio Futebol Porto Alegrense. Uma conquista que orgulha a todos, principalmente àqueles que o apoiaram e o incentivaram desde muito pequeno. Nábia enfatiza que é importante nunca desistir dos sonhos dos nossos filhos, “por mais pequenos ou distantes que sejam! Indiferente de ter ou não dinheiro, pois isso conquistamos diariamente, mas a alegria e o sucesso deles recompensa cada suor diário”.
Ela ainda deixa um recado para todas as mães: “Deixem seus filhos que voem! que voem alto, tão alto quanto seus sonhos os levarem. Com a certeza e a confiança que terá sempre um abrigo e um consolo à sua espera quando necessitarem! Sonhos geram novos sonhos, que florescem. E quem somos nós para cortarmos suas raízes?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *