As chuvas intensas no Estado causaram danos em vários municípios, em Trindade do Sul na tarde de sexta-feira (03), foi realizada na Prefeitura Municipal uma reunião com a presença do Prefeito Elias Segallla, Vice Tarciso Rossatto, secretários, Emater, Defesa Civil, Acisa, entre outros, visando organizar as ações de recuperação dos danos ocasionados pelas chuvas e emissão do Decreto de Situação de Emergência.

O prefeito Elias Segalla na oportunidade frisou que a administração municipal não irá medir esforços para a recuperação das estradas e demais serviços com a disponibilidade dos recursos necessários para atender a população.

Para o vice Tarciso Rossatto o momento exige união e dedicação de todos os setores, citando que as máquinas e os colaboradores do município estão trabalhando de forma incansável para a recuperação do Município. Citando que os recursos existem, porém a disponibilidade de máquinas e equipamentos extras para locação está limitado devido a grande demanda de serviços na região.

Defesa Civil

Na oportunidade o coordenador da Defesa Civil no Município, Clauber Cassaro    orientou os secretários sobre a elaboração de laudos e relatórios que irão servir de base para o decreto, aconselhou ainda que seja criado um Centro de Recebimento de Doações envolvendo Entidades e Poder Público.

Secretaria de Obras

Em relação as estradas, o Secretário Luir de Sousa destacou que o trabalho de liberação das vias está sendo priorizado, visando possibilitar que todas as comunidades do interior não fiquem “ihadas” em nem um ponto do Município. Em paralelo o Setor de Engenharia já realizou o levantamento dos pontos críticos onde serão reconstruídas as pontes e bueiros, e deve em breve iniciar os trabalhos de reconstrução.

Educação

A coordenadora da Secretaria de Educação, Cristiane Nicolodi, explanou que as escolas não sofreram nenhum dano material e que aguarda a liberação das estradas para o transporte dos alunos, anunciando que a as aulas serão retomadas na próxima terça-feira dia 07 de maio.

Assistência Social

Com uma campanha de arrecadação de doações em andamento a Secretária Tânia Segalla está entrando em contato com entidades e pessoas que estão arrecadando doações para que as mesmas sejam centralizadas em um único ponto, para que sejam organizadas e distribuídas com preferência para a população de Trindade do Sul e após supridas as necessidades locais, as doações serão remanejadas para as cidades vizinhas que precisam de auxílio.

ACISA

Em nome dos empresários e comerciantes, a Presidente da Acisa Letícia Nonnenmacher, destacou que a ACISA estará organizando nos próximos dias uma campanha de arrecadação de dinheiro para questões que envolvem valores financeiros e itens específicos que não forem arrecadados nas demais campanhas.

Saúde

Com os atendimentos reestabelecidos após as chuvas intensas que alagaram a UBS Central, normalizou seus atendimentos e deverá intensificar as orientações em relação ao acúmulo de água em recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, tendo em vista que o Município tem inúmeros casos confirmados.

Emater

A chefe do escritório da Emater, Priscila Volpi reiterou que está realizando a coleta de informações sobre a situação do setor agrícola e suas perdas para emissão dos laudos que irão amparar o Decreto de Situação de Emergência.

Uma resposta