5. Programa Aceleração Regional, parceria entre Sicredi Alto Uruguai e UFSM é apresentado em Trindade do...

Programa Aceleração Regional, parceria entre Sicredi Alto Uruguai e UFSM é apresentado em Trindade do Sul

Com o intuito de auxiliar no desenvolvimento coletivo e regional, a Sicredi Alto Uruguai, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), construíram um estudo para estimular e subsidiar as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades presentes na região.

Deste estudo surgiu o Programa Aceleração Regional, que trouxe dados sobre o perfil socioeconômico do município de Trindade do Sul. Com o objetivo de apresentar esse programa, foi realizado um encontro na manhã de hoje (11) nas dependências do Auditório da Secretaria de Educação, com os representantes do Poder Executivo, Legislativo, da Cooperativa de Crédito Sicredi- Alto Uruguai de Trindade do Sul e representantes de entidades locais.

O professor de ciências econômicas e pesquisador Nilson Costa e o coordenador do curso de administração e pesquisador Claudio Ramos, ambos da UFSM de Palmeiras da Missões apresentaram as potencialidades atuais do município, através de diversas análises dentro do ramo empresarial, do mercado de trabalho, produção agrícola e industrial. Além de análises a respeito de indicadores de qualidade de vida, qualidade na educação, meio ambiente e desenvolvimento, dentre outros.

Segundo o professor Nilson Costa, esse estudo visa contribuir com o planejamento local, na construção de políticas públicas e consequentemente acelerar o desenvolvimento, visto que “Trindade do Sul, tem uma característica específica, diferente de alguns municípios da região”, afirmou.

Durante o encontro foram feitas diversas reflexões baseadas nos dados apresentados e discutidas alternativas para incentivar diferentes setores da economia, da agricultura ao comércio, e da qualificação profissional da população.

O Prefeito Municipal Elias Miguel Segalla afirmou que muitos projetos que começam a se desenvolver só trarão frutos ao longo do tempo, mas que é importante trabalhar na qualificação profissional da população e no incentivo em todos os setores da economia. O Vice-Prefeito Tarciso Rossatto destacou a grande importância dessa pesquisa, pois com dados concretos é possível desenvolver políticas públicas e projetos que possam atingir toda a população.